Percepções

0
1764

*Briga em escola

Uma briga entre dois alunos acabou tomando proporções maiores pela possível configuração de   injuria discriminatória. O racismo está presente em todas as relações sociais, mas o que chama a atenção é o fato de aparentemente estar revigorada entre as pessoas mais jovens, de quem se espera uma nova mentalidade.

De qualquer forma, não dá para generalizar nem adentrar no mérito. Investigações estão sendo realizadas pela polícia, mas o fato demonstra a necessidade dos pais e das escolas de debaterem, profundamente, sobre racismo, o qual é tipificado como crime  e inafiançável.

 

*Atos de racismo

A lei nº 7716, que classifica como crime qualquer manifestação motivada por questões raciais, incluindo a verbalização de palavras depreciativas, proibição de acesso à estabelecimentos comerciais e espaços públicos, e até a recusa na oferta de emprego por causa da etnia. Como é inafiançável e imprescindível (há punição independente do tempo que aconteceu), quem comete atos de racismo fica sujeito a cumprir pena de um a três anos.

*Injuria racial

Outro crime suscetível a punição é o de injúria racial. Especificado no Código Penal, diz respeito às ofensas pelo uso de “elementos referentes à raça, cor, etnia, religião e origem”. O condenado pode ficar de uma a seis meses na detenção, além de realizar o pagamento de multa. Se a injúria for direcionada a idosos ou pessoas com deficiência, a pena varia de um a três anos.

 

*Cárcere privado

De dentro de uma casa,  na periferia de Rivera, no Uruguai, foi resgatada na manhã de quarta-feira (22) uma mulher mantida em cárcere privado. Machucada e amedrontada, segundo a Polícia Civil do RS, a vítima era impedida de sair da moradia. No mesmo local, estavam armazenadas armas e drogas, que pertenceriam a uma facção, com berço em Porto Alegre. O companheiro dela, que já tinha mandado de prisão por homicídio na Capital, foi preso em flagrante. A ação foi desencadeada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), com apoio da Brigada Militar e da polícia do país vizinho.  O homem, que não teve o nome divulgado, é suspeito de tráfico de drogas, tanto na cidade de Santana do Livramento, na Fronteira, como em Rivera, no lado uruguaio.

 

*Monitoramento

Em Livramento, os policiais estavam monitorando os movimentos do foragido, aguardando que ele cruzasse a fronteira, para poder realizar a prisão. Como isso não aconteceu, decidiram entrar em contato com a polícia uruguaia para realizar uma ação conjunta. Assim, na manhã desta quarta-feira, deflagraram a operação, que chegou até a casa do foragido, numa área periférica de Rivera. O foragido tinha mandado de prisão por um homicídio,  ocorrido em 2019, num bar da Capital, onde teria alvejado outro homem com um disparo de arma de fogo. Após a condenação, segundo a polícia, ele fugiu para a Fronteira, onde teria passado a ser responsável por alguns pontos de vendas de drogas.

 

*Dados IBGE

 

Na quinta-feira, (23), houve o encerramento do censo demográfico 2022. Segundo os dados informados o município de Sant’Ana do Livramento está com 83.514 moradores. Foram contados, estatisticamente, os ausentes e as recusas. O IBGE, que é vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), totalizou a coleta de dados no último mês. Ao todo, mais de 91% da população brasileira foi recenseada pelo IBGE, isto é, 189,3 milhões de pessoas.

 

*Conquistas

Vereadores Lidio Mendes e Thomaz Guilherme, através do Deputado Federal Mauricio Dziedricki (PTB), conseguiram alocar recursos para aquisição de uma retroescavadeira, a qual foi entregue, nesta semana, para a prefeita Ana Tarouco.

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266