Santanenses alegam aumento repentino nas contas de consumo de água
As redes sociais dos usuários da Fronteira da Paz foram “inundadas” de publicações envolvendo os valores das contas de água enviadas pelo Departamento de Água e Esgotos (DAE). Na grande maioria das publicações, os usuários relatam o aumento no valor de suas contas de forma repentina, com o aumento de mais de 100%, segundo algumas postagens. Uma das publicações, compartilhada em um grupo de compra e venda da cidade, com mais de 76 mil participantes, Gilberto Cardoso Junior compartilhou imagens da sua conta do mês de março, no valor de R$93,71 e na sequência a conta de abril, no valor de R$338,56. Um aumento de 261,28% em um mês. Em outros casos o aumento no valor chega a mais de R$700.
“Só no local que eu trabalho eu e mais sete pessoas estamos com problema esse mês. Eu gasto sempre nove metros cúbicos, alegaram que gastei 33. Minha conta nunca passa de R$96, veio R$338. Alguém mais com o mesmo problema?”, destaca trecho da publicação de Junior.
A publicação conta com 105 comentários e em 24, outros munícipes destacaram problemas semelhantes, como José Rodrigues, que comentou: “A minha era R$90, passou para R$270”. Camila Veleda teve um aumento de 738%, em sua conta: “A minha conta era R$100 e veio R$838. Oitocentos e trinta e oito reais! Um absurdo!!”. Outros comentários sugerem que os usuários procurem soluções judiciais, Procon, entre outras formas de solucionar o que, segundo eles, está errado.
O que diz o Departamento de Água e Esgotos?
Izabel Alvarez, diretora do DAE, comentou que os aumentos no valor das contas podem acontecer por diversos fatores, incluindo um problema chamado “Hidrômetro Trancado”: “O aumento nas contas pode ter sido ocasionado pelos seguintes fatores: Consumo; Vazamento oculto; Divergência de leitura real com a informada pelo leiturista. Pois mesmo tendo hidrômetro instalado, muitos estão “trancados”, não registrando a passagem de Água, nestes casos, o imóvel passa a ter a micromedicão que antes não tinha e por isso vários usuários acham que estão pagando mais, quando na realidade estão pagando o que consomem”, afirma.
A Diretora da autarquia comenta que os problemas na medição pode acontecer por hidrômetros antigos e é necessário avaliar caso a caso: “Muitos usuários alegam a consomem a mesma quantidade de antes, e na verdade pode até ser, mas ocorre que antes não era medida a agua que passava pelo hidrômetro, muitos são antigos e por isso estamos fazendo a substituição. Em outros casos instalamos o equipamento chamado manômetro para verificar o que ocorre se não for nenhum destes problemas mais comuns. Os usuários que precisarem mais informações, estamos à disposição para atender e prestar os esclarecimentos”, finaliza.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266