Ile de France e Ideal escolhem seus Grandes Campeões na pista Central da Expointer

Entidades associadas à Arco selecionaram as melhores fêmeas e os melhores machos da exposição
0
682

Após dois turnos de julgamentos organizados pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), as raças Ile de France e Ideal anunciaram seus Grandes Campeões da 46ª Expointer. Os julgamentos ocorreram na pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), nesta terça-feira, 29 de agosto.

A primeira raça a chegar ao Grande Campeão foi a Ile de France, que está celebrando seus 50 anos de importação dos primeiros animais para o Rio Grande do Sul. A vencedora da categoria Borrega Maior, São Paulino 2057, da Cabanha São Paulino, de Vacaria (RS), foi a escolhida como Grande Campeã entre as fêmeas. O jurado Fabrício Willke disse que o objetivo foi o de buscar um animal produtivo e funcional adaptado ao nosso ambiente. “Nestes 50 anos, temos que procurar um animal qualificado ao nosso ambiente e optamos por uma borrega muito funcional, muito produtiva, muito bem representando a raça na sua parte de selo racial, e contempla as nossas exigências enquanto criadores da raça Ile de France”, avaliou o jurado.

Já sobre o macho que consagrou-se Grande Campeão, São Paulino IA 1938, da Cabanha São Pedro, de Maçambará (RS), Willke disse ter usado o mesmo critério das fêmeas na sua escolha. “O box 512 é um animal maior, um carneiro adulto, que representa bem o que nós estamos buscando hoje, um animal funcional que vai andar muito bem com suas características raciais e funcionais dentro da raça”, avaliou.

Na pista ao lado, Gustavo Veloso foi o jurado que avaliou os animais da raça Ideal. Sobre a melhor Borrega Maior, que consagrou-se Grande Campeã e Melhor Velo em Pista, entre as fêmeas, Burity 3270, da Cabanha Escondida, de Alegrete (RS), Veloso disse ter ficado impressionado logo que ela entrou. “Uma borrega que nos impressionou por sua qualidade de lã, pela sua conformação e maneira que caminha na pista”, avaliou e garantiu que será uma excelente ovelha.

Sobre o Grande Campeão e Melhor Velo em Pista entre os Machos, Água Fria H65, da Cabanha Água Fria, de Chuí (RS), Veloso disse também ter ficado impactado assim que ele entrou para julgamento. “Uma finura de 22 micras e com excelente rendimento ao lavado, um animal com 135 quilos, caminhando como se fosse um cordeiro, caminha muito bem, bem conformado, profundo de costela e com bons aprumos”, avaliou o jurado.

Foto: Stéphany Franco/AgroEffective

Fonte: Ieda Risco/AgroEffective

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266