Ocorrências da semana – 30/01/2021

0
553

Bombeiros alertam para correspondências falsas sobre PPCIs

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) informa que estão sendo disseminados e-mails alertando sobre o vencimento de documentos relacionados à prevenção de incêndios em edificações. A corporação informa que se trata de correspondências falsas, que estão sendo geradas por pessoas ainda desconhecidas, sem a anuência ou qualquer envolvimento do CBMRS.

Ainda segundo a corporação, as comunicações realizadas pelo CBMRS referentes à segurança contra incêndios, são geradas pelo sistema próprio (SISBOM-MSCI), através do e-mail cadastrado pelo responsável técnico da edificação, apenas quando ocorre movimentação no processo de regularização.

O CBMRS salienta também que não envia qualquer tipo de correspondência eletrônica com cobrança de taxas ou valores referentes aos processos de segurança e prevenção contra incêndios. Em caso de dúvidas, orienta-se que a comunidade contate diretamente a unidade do Corpo de Bombeiros Militar.

 

PREVENTIVAMENTE

Suspeito de homicídio é preso por participação em homicídio

Na última quinta-feira, 28, agentes da Delegacia de Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento cumpriram um mandado de prisão preventiva contra o indivíduo de iniciais L. M. C., de 32 anos. Ele é suspeito de ter participado do homicídio ocorrido no último dia de 2020, no interior do município.

Segundo a delegada Giovana Müller, o homem preso seria o executor do crime, mas haveria outra pessoa foragida. Ela aponta que o crime teria sido comedido entre os dois homens que atraíram a vítima para uma emboscada

Mesmo assim, segundo ela, o indivíduo preso negou sua participação em todo o crime, mas haveria elementos que foram colhidos durante a investigação que não deixam margem para dúvidas sobre a participação do homem. Se não fosse assim, ele não teria tido a prisão preventiva decretada.

Ainda segundo Müller, ainda está se trabalhando em relação à motivação que levou ao crime, mas há duas linhas de investigação, sendo uma delas o envolvimento com o tráfico de drogas. Esse crime, ocorrido no dia 31 de dezembro, estaria diretamente relacionado ao triplo homicídio ocorrido dias depois. Sobre este caso, a delegada indicou que os pedidos de prisão preventiva solicitados não foram deferidos pelo Poder Judiciário, por entender que não há elementos suficientes para isso, mesmo a polícia tendo avançado ao ponto de identificar os possíveis autores.

 

INVESTIGAÇÃO

Carro clonado com placas de Livramento é usado em roubo em Santa Catarina

Envolvimento de algum bandido gaúcho com criminosos catarinenses é investigada pela Polícia Civil

 

A quadrilha que assaltou a agência da cooperativa de crédito Viacredi em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, utilizou placas de um carro de Sant’Ana do Livramento no veículo usado no ataque. O roubo ocorreu no início da tarde de segunda-feira, dia 25. A Polícia Civil de Santa Catarina investiga a possibilidade da participação de algum criminoso ou organização criminosa do Rio Grande do Sul, pontualmente da Fronteira Oeste ou Região da Campanha.

Os criminosos usaram um Honda WR-V, de cor branca, que havia sido roubado no dia 10 deste mês, mas clonaram com as placas de um Hyundai HB20 de Livramento. Após a fuga, o carro foi localizado pelo helicóptero da Polícia Militar, abandonado na entrada de uma rua de terra. No automóvel, os policiais militares encontraram miguelitos e gasolina. A hipótese da polícia é de que os criminosos pretendiam incendiar o carro, mas algo atrapalhou os planos.

No assalto, registrado por câmeras de monitoramento, cinco homens fortemente armados, inclusive com um fuzil, desembarcaram rapidamente do veículo parado na frente da agência. Eles atiraram na porta de vidro da entrada e na porta giratória para invadirem o prédio, onde renderam funcionários. Os assaltantes apossaram-se de uma quantia em dinheiro não divulgada que estava nos caixas, mas não conseguiram acessar o cofre. A arma e o colete balístico de um vigilante também foram levados.

“Por enquanto nada de concreto. Isso vamos tentar descobrir no decorrer da investigação. Tem a possibilidade de algum dos criminosos ser gaúcho, o que motivaria a placa do Estado”, acrescentou o delegado Rodrigo Raitez. “Ainda estamos verificando todas as possibilidades”, resumiu o titular da Divisão de Investigação Criminal Blumenau, que está à frente do caso. Ele ainda indicou que trabalham com várias linhas de apuração.

 

REFLEXOS DA PANDEMIA

Rivera desbanca o Paraguai como origem do contrabando de mercadorias segundo a Receita Federal

Whiskies, vinhos, eletrônicos, medicamentos e produtos estéticos. As mercadorias são as mais variadas e, em sua grande maioria, são apreendidas em ônibus, carretas e carros. Nem sempre as cargas são retidas pela Receita Federal – RF. Muitas vezes esse trabalho é desenvolvido por órgãos de segurança como a Polícia Rodoviária Federal – PRF. Contudo, toda mercadoria que entra no país irregularmente, independente de quem a retenha, é encaminhada para a RF.

Segundo o auditor fiscal da Receita Federal e chefe da sessão de repressão ao contrabando e descaminho, Dainy Pacheco dos Santos, desde o início da pandemia, houve um grande aumento de contrabandos e descaminhos com origem em Rivera, já que a fronteira com Sant’Ana do Livramento foi uma das únicas que não foi fechada. Com o fechamento da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, compradores de Santa Catarina buscaram um novo rumo.

“Os ônibus que faziam frete para o Paraguai, mudaram o foco e foram para o Uruguai para trazer o que há de bom no país. Coisas que para quem depende da comercialização de contrabando e descaminho se torna uma saída. Uma vantagem é que o dólar no Uruguai está mais barato que no Paraguai, o que é um chamarisco para quem vive de produtos ilegais importados”, explica Santos.

No segundo final de semana de 2021, uma apreensão contabilizou cerca de R$ 700 mil. Ao todo, foram sete ônibus retidos na BR-290, em Sant’Ana do Livramento. Nesta semana, a Receita Federal abriu os ônibus. Eles tinham sido lacrados e enviados para a sede da RF em Santa Maria. Entre os produtos encontrados estavam aparelhos de ar condicionado, jarras elétricas, tapetes, vestuários.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266