Vereador Duda Amaral destaca como principal projeto o Fundo das Estradas Rurais

0
735

O vereador santanense Duda Amaral (Progressistas), formado em jornalismo pela PUC e servidor do IBGE há 15 anos, foi eleito com 732 votos e tem seis grandes projetos como suas principais propostas.

Nascido no quarto nº26 da Santa Casa de Misericórdia, o parlamentar destaca o apego pelo hospital. Duda Amaral contou que a sua família é composta de produtores rurais do Upamaroty. Sua mãe foi a primeira mulher bancária do Rio Grande do Sul, pelo Banrisul, iniciando sua carreira com 18 anos, em Santa Maria e passou a vida toda trabalhando, cuidando dos filhos e da casa.

“Cresci na Rua Conde de Porto Alegre, em diagonal com o Santanense. No segundo grau, fui para a escola pública, em uma época que para entrar em escola pública precisava passar toda a madrugada em uma fila e foi no Estadual. Depois fui para Porto Alegre, fazer jornalismo, passei em direito na UFRGS e escondi da família. Me formei em jornalismo na PUC, que na minha época era a melhor do país. Comecei a trabalhar na Zero Hora, surgiu o projeto de fazer aqui em Livramento e vim”, relembrou.

Após trabalhar durante cerca de sete anos pela Zero Hora no município, passou por outros meios de comunicação, entre eles o Correio do Pampa (em que escolheu o nome) e então passou no concurso do IBGE.

Filiado em seu partido desde 2011, Duda Amaral relatou que desde pequeno, quando assistia os jornais na televisão junto com seus pais, gosta de jornalismo e política. Ele relembrou que, desde que iniciou o trabalho jornalístico, adorava fazer cobertura política e inclusive teve alguns trabalhos como assessor.

Questionado sobre o que motivou a sua candidatura, ele respondeu que foi a mesma questão que o motivou a entrar na política e se filiar ao partido, para ocupar espaço, poder colocar opiniões em debate e em prática, participar, estar em uma mesa que decida as coisas, além de outras questões como tempo para se dedicar, vontade de ajudar e o “lado da vaidade”, que ele explica como o seu desejo de que um dia as pessoas da cidade apontem para algo e digam “foi o Duda que fez”.

Sobre a sua visão de Sant’Ana do Livramento, Amaral acredita que a maior virtude e defeito do município é o mesmo, o povo se envolver, mas também ser muito teimoso e orgulhoso e a cidade ser muito conservadora, sendo que de acordo com ele, esse conservadorismo pode prejudicar o desenvolvimento. Um dos exemplos citados por Duda é na política, porém, ele ressaltou que esses são problemas que acontecem também em outras cidades e afirmou que uma das potencialidades de Livramento é a interação e vivência com o lado uruguaio.

Já com relação à situação do país, ele afirmou que concorda com muitos pontos do governo técnico do presidente Jair Bolsonaro, mas se apavora quando o presidente se pronuncia. “Eu me assusto quando ele e os filhos resolvem dizer o que pensam, gostaria que ele fosse mais moderado nas palavras. Mas grande parte do que o governo dele tem feito na prática eu fico satisfeito, mas ainda espero um governo federal e um presidente bem melhor do que o que nós temos. O governo Bolsonaro, na minha opinião, foi montado por três grupos, uma ala técnica, uma ala militar e uma ala ideológica ligada aos filhos dele, a ala militar eu confio muito na seriedade e na competência deles, a ala técnica para mim é o que melhor funciona, só que infelizmente tem a ala ideológica e é a que me deixa desapontado”, explicou.

Duda Amaral destacou se identificar com a centro-direita e entender a polarização política como algo limitado. “Sou Progressista, mas a minha identidade com o partido é muito mais pela questão do municipalismo, a questão dos direitos humanos, do desenvolvimento, do progresso do ser humano através do trabalho e das produções primárias. A minha ideologia é essa”, afirmou.

O novo vereador tem como principais bandeiras as questões da infraestrutura rural (estradas e pontes) e urbana (principalmente saneamento, calçamento e iluminação nos bairros), o agronegócio, produtor rural e pequeno produtor, turismo e saúde. Duda ressalta ter seis grandes projetos, mas o principal é dentro da infraestrutura, o Fundo das Estradas Rurais, pela necessidade de construção das estradas. O projeto será composto com um percentual do ITR (imposto que o município recebe) e pode ser complementado com recursos do Estado, recursos Federais, emendas parlamentares e doações particulares. Duda ressaltou a necessidade do projeto por acreditar que há potencial em Sant’Ana do Livramento para várias outras produções. “As estradas rurais aumentam os custos de quem já trabalha há anos aqui, reduz o preço do produto de quem trabalha aqui, impede a diversificação da produção, impede a vinda de investimento de fora… quanto a cidade traria de retorno nos anos seguintes se as nossas estradas fossem espetaculares?”

Com um primeiro mês de mandato de muito trabalho, apesar do recesso da Câmara de Vereadores, diversas demandas urgentes foram atendidas, como a questão da tarifa dos ônibus, situação da Santa Casa, concurso municipal e possibilidade de fechamento do curso noturno do Estadual. Assim, Duda Amaral explicou que sua equipe se organiza com três tipos de trabalho, são eles:

– Os grandes projetos: o vereador conta com seis grandes projetos para os quatro anos, com a expectativa de que pelo menos um ou dois seja colocado em prática antes de acabar o mandato;

– Os médios projetos: aqueles que envolvem pequenas melhorias e atendam várias pessoas;

– Demandas diárias: aquelas imediatas que surgem diariamente e precisam ser resolvidas com urgência, no mesmo dia ou semana.

 

Doação para a Santa Casa

Na segunda-feira, 1º, após pedido do vereador Duda Amaral e da Dra. Alina Esteves de Macedo, foram entregues 30 oxímetros e dois dessalinizadores de ozônio para a Ala Covid da Santa Casa de Misericórdia. Os equipamentos foram doados pelo fisioterapeuta e empresário na cidade de Florianópolis, o santanense Carlos Fernando Menezes, amigo de infância do vereador.

De acordo com Duda, Carlos tem seus pais de idade avançada morando em Sant’Ana do Livramento e há muito tempo demonstrava em conversas com o vereador e com a pneumologista a sua preocupação com a estrutura do hospital.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266