Câmara de Vereadores completa 165 anos de fundação
Nesta quarta-feira, dia 29 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores completou 165 anos de fundação, e para comemorar a data, foi realizada uma sessão solene no Plenário João Goulart, com o descerramento da placa do ex-presidente Enrique Civeira. O ato foi conduzido pelo vice-presidente e presidente em exercício, vereador Thomaz Guilherme, acompanhado pelos demais pares da casa. Após inauguração da placa, o vereador Civeira fez uso da palavra, destacando que ter sido presidente não o faz mais ou menos que ninguém, mas dá a responsabilidade de comandar uma casa e representar os demais colegas. “Nosso mandato foi pautado pela independência deste poder, pela legalidade e pela conversa franca com todos os demais membros da mesa. É com imensa alegria que no aniversário desta casa, recebo esta homenagem com o descerramento da placa como ex-presidente. Fazer parte da história desta casa é motivo de orgulho, porque ter minha foto ao lado de todos o que já contribuíram pela história de Livramento, como agente político, é de grande relevância”, frisou.
Após o ato solene, a sessão teve continuidade com a votação de projetos que estavam na Ordem do Dia.
Ex-presidentes do Legislativo
A reportagem do Correio do Pampa conversou com alguns ex-presidentes, bem como o atual presidente do Poder Legislativo, a fim de prestar uma homenagem ao órgão pela passagem da data.
Aquiles Pires
“Na última quarta-feira (29), a Câmara de Vereadores completou 165 anos!
A Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento foi instalada solenemente a 29 de junho de 1857, na época pelo Presidente da Câmara Municipal de Alegrete e o primeiro Presidente da Casa Legislativa foi o vereador Francisco Maciel de Oliveira. De lá pra cá muita coisa aconteceu, 165 anos! E com o passar dos anos, dos tempos da gestão do vereador Francisco até a atual, a qual tenho o prazer de presidir, muita coisa mudou! É com muito gosto que digo que hoje a Câmara de Vereadores é um espaço do povo! Aberto, que dialoga com a população e que sempre ouve aqueles que procuram o Poder Legislativo. Assim vamos construindo mais uma etapa desta história, da qual faço parte com muito orgulho! Mas são apenas tijolinhos, de uma obra que todos nós fazemos parte!
“O Poder Legislativo é o porta-voz da população. A Câmara de Vereadores é a Casa do Povo! Vida longa à Câmara de Livramento! Vida longa à democracia!””
Batista Conceição
“O Parlamento Municipal foi, é, e sempre será, ao longo de sua história a representação da participação popular em nosso Município. Fico muito feliz em ter sido presidente, ao longo destes 165 anos o único presidente negro, o que reflete também a inclusão da comunidade negra dentro do parlamento municipal, o que se faz também com mulheres, com portadores de deficiência, assentados e outras pessoas que tiveram oportunidade de participar como integrante da casa e representando este Parlamento. Cumprimento a Câmara pelo seu aniversário”.
Romário Paz
“Gostaria de parabenizar a Câmara de Vereadores pelos seus 165 anos de grande importância para a história política do Município, que ao longo dos seus anos vem contribuindo no exercício das atividades que viabilizam a realização dos anseios da população. Por que é aqui onde se decide os interesses da sociedade, onde lutamos pelo bem comum de nossa cidade. É uma satisfação imensa saber que todos nós, que fazemos parte da Câmara de Livramento, fazemos parte dessa história, tenho a honra de ter sido presidente desta Casa e estar no meu segundo mandato como vereador”.
Dagberto Reis
“O Parlamento é sustentáculo da democracia, com suas diferentes vozes que ecoam os ideais da sociedade. Portanto, quando esta casa legislativa completa 165 anos, nós que tivemos a honra de presidi-la, temos a certeza de que continuamos firmes e fortes, na defesa de uma Livramento plural e inclusiva nas suas diversas linhas de pensamento. Parabéns Câmara de Vereadores e a todos e todas que ajudaram e ajudam a construir esta democrática história”.
Maria Helena Duarte
“Parabenizo a Câmara de Vereadores pelos seus 165 anos de instalação, desde então, colocando-se ao lado do santanense primando pela legalidade e democracia e sempre em busca de soluções e benefícios para nossa comunidade”.
Maria Regina Prado Alves
“Fui eleita vereadora em 1997 e também presidente da Câmara sem nenhuma experiência de Legislativo, éramos 21 vereadores, e foi uma experiência bastante positiva. O Poder Legislativo é muito representativo, é o poder dos debates acalorados e também do toma lá dá cá. Tinha naquela época uma assessoria muito boa, creio que fui a segunda mulher a assumir o Legislativo santanense, são recordações muito boas, em um período pacífico, embora do governo do ex-prefeito Glênio Lemos que era bastante polêmico”.
Tatiane Marfetan
“Para mim foi uma honra, sou muito grata por poder ter feito parte destes 165 anos do Poder Legislativo não só como vereadora, mas também como presidente. Tenho certeza de que não é sobre fazer promessas nem resolver os problemas, mas sobre acreditar que com honestidade, com ideias novas e com muita eficiência podemos avançar e ter novos resultados, e também que é possível legislar com simplicidade e coerência e levando a política a sério. Sempre foi este o nosso intuito e tenho certeza que deixei um grande legado quando fui presidente e vereadora”.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266