POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO DE COMBATE A EVASÃO DE DIVISAS E CONTRABANDO DE MEL
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a operação Iratim II, que tem como objetivo o combate à evasão de divisas e o câmbio paralelo, com foco em um grupo especializado no contrabando de mel através da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Houve a remessa ilegal de mais de R$ 3,2 milhões ao exterior por parte dos investigados, os quais foram utilizados no fomento desse mercado clandestino.
Agentes cumpriram sete mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Santana do Livramento e de São Gabriel, além do bloqueio de contas bancárias, indisponibilidade de bens imóveis e sequestro e arresto de veículos de luxo.
A operação Iratim II é consequência da identificação de um esquema criminoso voltado ao contrabando de mel, que começou a ser desvendado com a operação Iratim I, deflagrada em agosto de 2021. Na época, a investigação apontou a remessa de dinheiro ao exterior por parte de empresários do ramo da apicultura, visando fomentar a importação irregular de mel, realizada por intermédio da fronteira entre Santana do Livramento e a cidade uruguaia de Rivera.
A nova fase da operação Iratim, realizada nesta quinta-feira, teve como foco principal dois empresários do ramo da apicultura radicados em São Gabriel, suspeitos de incrementarem sua produção com mel oriundo de contrabando.
Esses dois empresários se aliaram a um grupo de Santana do Livramento, que era responsável pelo recebimento e remessa de valores ao Uruguai, com o intuito de pagar fornecedores de mel daquele país e posterior internalização clandestina do produto. Quatro automóveis e quatro caminhões foram apreendidos, incluindo um Audi TT Cabriolet, de cor vermelha, em uma residência com piscina, em São Gabriel.
Com isso, eles obtiveram um incremento de, ao menos, cerca de 15% no abastecimento de mel da empresa. A Polícia Federal suspeita que tanto os valores e percentuais sejam potencialmente maiores, “notadamente pelos indicativos de que o esquema de contrabando de mel é muito mais abrangente”.
Além da neutralização patrimonial dos suspeitos, a operação Iratim II teve como objetivo o aprofundamento das investigações, notadamente para identificação de outros envolvidos. “A identificação das atividades de contrabando investigadas foi potencializada pelo mapeamento do mercado informal de câmbio e das atividades de operadores do mercado financeiro paralelo”, destacou a Polícia Federal.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266