Unidade de Atenção Integral à Saúde do Idoso realiza atividades em Livramento

0
474

Nesta sexta-feira (01), foi comemorado o Dia Internacional do Idoso, em razão disto a reportagem conversou com Bruna Costa, enfermeira da Unidade de Atenção Integral à Saúde do Idoso que explicou como é realizado este trabalho tão importante para a saúde dos idosos santanenses.

Bruna conta que Unidade de Atenção Integral à Saúde do Idoso funciona desde julho de 2013, completando 8 anos e, no momento, os atendimentos estão sendo realizados na rua Rivadavia Corrêa 744, ao lado da Saúde da Mulher. Ela relata que no local são realizados vários tipos de atendimentos médicos, como o atendimento de enfermagem, o atendimento de atividade física entre outros.

“A gente realiza um trabalho de prevenção à saúde, principalmente, porque o que a gente mais vê é o idoso chegando na fase que ele mais precisa de atenção, estando com muitas doenças, por isso é necessário fazermos uma promoção para que eles não venham a sofrer demais. Os tipos mais comuns de doenças que vemos hoje em dia é o diabetes, hipertensão e Alzheimer, porém no momento estamos sem o atendimento médico, mas a secretaria já está resolvendo esta situação” comenta Bruna.

Segundo ela no total já estão cadastrados aproximadamente  1770 idosos, onde muitos deles são da região central, já que  na maioria das vezes estes locais não tem cobertura pelo Estratégia de Saúde da Família ou uma UBS, por isso ao serem encaminhados pelo médico clinico, eles recebem o devido atendimento na Unidade de Atenção Integral, além disto também é realizado o atendimento  de matriciamento, que é quando o médico clinico geral acredita que tenha que ser feito um encaminhando mais especializado com o idoso, encaminhando o mesmo para a Unidade de Saúde.

“A gente considera muito importante a questão de não deixar o idoso ficar indo e vindo de muitos lugares sozinho, as vezes ele chega para ser atendido conosco e já foi em 3 ou 4 lugares e não teve a sua demanda respondida, por isso a partir do momento que a pessoa chega na Unidade de Saúde, tentamos de uma forma ou de outra resolver a situação” comenta.

Bruna explica que também trabalham bastante em rede com a Assistência Social, porque atendem muitos idoso em situação de vulnerabilidade, abandono e violência, em razão disto em junho foi realizado um evento contra a violência, com a entrega de panfletos na Praça General Osório. Já nesta sexta foram entregues cadernetas do idoso, onde nela consta todo histórico do paciente, as vacinas tomadas, índice de pressão arterial, o nível de glicemia, além de prevenção de quedas e telefones para pedir ajuda.

Sobre a comemoração do dia do idoso Bruna fala que é um dia de agradecimento, porque sem os idosos não teríamos história e não teríamos em quem se inspirar, além de ser um dia de conscientização e de valorização, já que hoje em dia existem muitos idosos que estão abandonados pela família e pela sociedade.

“A gente trabalha diretamente com esse público, por isso precisamos desta conscientização, já que quando vemos um idoso de 90 ou 100 anos a gente pensa olha só a carga que ele tem, poxa quanto ele já viveu e quanto ele pode agregar para a gente, e para a família” comenta.

AMILTON FLORES

A reportagem também conversou com o senhor Amilton flores pinto de 72 anos, que foi até a Praça General Osorio medir a sua pressão e receber a caderneta. Seu Amilton relata que para ele é muito importante ter um dia do idoso, já que a pessoa acaba sendo mais valorizada e respeitada, além disto ter o atendimento da Unidade de Saúde hoje em dia é bastante benéfico, tanto para o idoso como para as pessoas próximas dele.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266