Região Fronteira-Oeste é representada no evento South Summit

0
593

Na quarta-feira (04), teve início nos pavilhões do Cais Mauá, em Porto Alegre o South Summit, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia, referência na Europa, iniciando em 2012, na Espanha. O evento, que se encerrou nesta sexta-feira (06), reúne as principais empresas, startups e empreendedores do mundo e a comunidade de investidores para criar oportunidades de negócios.

A primeira edição brasileira teve o Estado do Estado do Rio Grande do Sul como cenário, reunindo cerca de 500 palestrantes e visitantes de mais de 70 países, além de um público significativamente expressivo, ultrapassando 15 mil pessoas por dia de evento.

As regiões Fronteira Oeste e Campanha tiveram seu protagonismo no segundo dia de evento, com a realização de uma reunião da Mesa do Inova RS, com a participação do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Diego Silva e Everaldo Daronco. A reunião aconteceu na Mesa Interativa do RS “Innovation Stage”, e contou com grande representatividade da região, estando presentes, Fernanda Araújo, Cristina Aurélio e Marcelo Feres, gestores da Secretaria de Inovação; Leandro Pires e Elisabeth Drumm, da Urcamp; Cássia Nespolo, Ivonir Petrarca, Andressa Lhamby e Carla Sehn, da Unipampa;

Christiano Lisboa, do Centro Empresarial de Rosário do Sul; Émerson Rizzatti, do Pampatec; Ângelo Aguinaga, Gerente do Sebrae; Roque Feltrin, vice-prefeito de São Borja, entre outros.

O evento contou com cinco palcos simultâneos e oito trilhas de conteúdo sobre agricultura e saúde, indústria 5.0, fintech, comércio, alimentação, sustentabilidade e ESG, sociedade, inovação e ecossistema.

 

Mundo Gaia Cogumelos é uma startup inspirada em modelos de fazendas urbanas

O South Summit realizado essa semana em Porto Alegre contou com a participação de uma empresa santanense entre seus espectadores, a Mundo Gaia Cogumelos, representada no evento por João Luiz Cavalheiro Dias Ucha.

A Mundo Gaia Cogumelos é uma startup idealizada por João Luis e Ana Carolina Aprato, inspirada em modelos de fazendas urbanas, também conhecidas como fazendas verticais, uma nova tendência ao redor do mundo, principalmente nos grandes centros, onde a demanda é maior.

De acordo com João Luis Ucha, a presença da Mundo Gaia Cogumelos no evento se deu de modo repentino, uma vez que ficaram sabendo do mesmo bem próximo a data.

“Mesmo estando próximo da data de início do South Summit resolvemos nos inscrever, pois é uma grande oportunidade para ver o que está acontecendo ao redor do mundo, em termos de inovação e tecnologia”, frisou.

A Mundo Gaia produz cogumelos comestíveis, através do método Jun Cao (técnica chinesa) adaptada por pesquisadores da Embrapa aos diversos tipos de resíduos agrícolas da cadeia produtiva do Brasil, fomentando e movendo a Economia Circular, pois, através destes resíduos, é possível produzir alimento saudável, rico em proteínas e nutrientes.

“Viemos buscar alternativas sustentáveis, ver o que as pessoas estão fazendo ao redor do mundo e replicá-las em nosso cotidiano, assim como soluções AgriTech, utilizando tecnologia para evitar o desperdício e melhorar a produtividade em nossa fazenda urbana”, explicou.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266