Vereador Rafael de Castro promove audiência pública sobre Polo Tecnológico
Nesta quinta-feira (22), o vereador Rafael de Castro promoveu uma audiência pública para debater a implementação de um Polo Tecnológico Binacional na Fronteira, que teve como principal encaminhamento, a construção de uma nova audiência pública, mas agora no Plenário da Câmara Federal, a fim de mobilizar toda a bancada gaúcha para destinação de recurso, bem como levar o projeto para o Ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e vice-presidente Geraldo Alckmin, incluindo na previsão orçamentária da União.
Com o auditório da Unipampa lotado, vereador e convidados, receberam os atentos ouvintes, que ao final das falas puderam dar suas contribuições. Além do vereador Rafael, que é integrante da Área B, um Ecossistema de Inovação da Fronteira, estiveram presentes os diretores dos Campus da Unipampa, Alexandre Xavier e do IFSul, Celso Gonçalves, que reafirmaram a parceria e disponibilidade para unir forças em busca da implementação do polo. Representante da UTEC, Maíra Escosteguy, que fez uma fala mostrando os caminhos trilhados até a implementação do Polo Tecnológico de Rivera – UY, servindo como exemplo a ser seguido. A ex-prefeita Mari Machado, como fez parte do início das discussões sobre implementar um Polo Tecnológico na cidade, por já ter trabalhado como chefe de gabinete no Ministério de Ciência e Tecnologia, fez uma contextualização sobre a importância e de como ter este ambiente na cidade iria transformar para melhor os sistemas de inovação, principalmente em se tratando de juventudes. No mesmo sentido, o deputado do Uruguai, Marne Osório, que não pode se fazer presente, enviou um vídeo contando sobre a implementação do polo no lado uruguaio. Também esteve presente o representante do Executivo Municipal, Rafael Damasceno, Secretário de Desenvolvimento Econômico, bem como os representantes do sistema S, como Sebrae e Senac e os integrantes da Área B, os quais deram excelentes contribuições para o debate.
Para encerrar, o convidado especial, Alexandre Navarro, demonstrou como outros polos pelo Brasil foram implementados e a importância do desenvolvimento regional da localidade onde se encontram, dando ênfase no Sapiens Parque Tecnológico, de Santa Catarina, que transformou o Estado e o PIB da região. Destaca-se que Alexandre, atualmente vice-presidente da Fundação João Mangabeira, tem muita experiência na área de tecnologia e inovação, já tendo atuado em diversos Ministérios e tendo interlocução direta com a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, que é de onde vem os recursos de investimentos.
“Foi um excelente debate, mostrando à comunidade presente que esta é uma luta que vale a pena, tendo em vista que, com a implementação deste polo, a rotina da nossa cidade mudará, criando novas oportunidades de trabalho e de crescimento para a juventude, que, através da tecnologia e inovação, podem transformadas suas vidas”, destacou o vereador.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266