Projeto de redução da carga horária dos atendentes é aprovada na Câmara

0
151

 

 

Nesta semana, os atendentes municipais obtiveram vitória sobre uma demanda que há anos vinham lutando, a redução da carga horária para 30 horas semanais, Projeto de Lei que foi aprovado por unanimidade no Plenário, após uma série de conversa que vinham ocorrendo desde abril, quando o projeto ingressou na Câmara. O Município possui cerca de 84 atendentes, divididos em 17 escolas, com 2 profissionais por sala de aula, sendo um grupo significativo de servidores. As conversas entre Executivo e Legislativo foram mediadas por Gabriele Fernandes e os colegas Mário Jorge Araújo, Cintia e Lilian Dachi Simões Pires, integrantes da comissão do grupo dos atendentes.

“Enviamos uma carta manifesto para a Câmara dizendo que não tínhamos conhecimento sobre o referido projeto e que gostaríamos de participar do mesmo, até porque não contemplava algumas demandas da categoria, como a redução da carga horária. Fizemos uma audiência pública, com a presença da secretária, onde ficou firmado o compromisso de modificação do projeto, incluindo a referência da carga horária e atribuições”, destacou.

No mês de setembro, o Executivo elaborou um texto modificativo, incluindo as atribuições dos atendentes, bem como a nova carga horária de 30 horas. O projeto foi elaborado em uma conversa conjunta entre os atendentes, Executivo e Legislativo, como uma forma de melhorar a saúde física e mental dos profissionais e manter a qualidade da Educação Infantil.

“Desde o início tratamos sobre o funcionamento das instituições de educação infantil. No momento, a secretária está organizando uma forma viável, junto com as diretoras, para que todos possam fazer as 30 horas. Sabemos que o quadro de profissionais é reduzido, mas acredito que as diretoras estão se adequando da melhor forma possível”, frisou.

Após várias tratativas sem sucesso sobre a redução da carga horária, o grupo finalmente pode comemorar a vitória.

“É uma grande conquista para a categoria e para a educação infantil, pois quando o profissional é valorizado, a qualidade do ensino melhora. Estamos muito felizes, existem outras demandas que com o tempo vamos pleiteando e tentando colocar em prática para a melhoria do pessoal. Agradeço ao colega Mario Jorge, que foi o mentor de todo esse processo, incansável desde 2004, sendo um exemplo de paciência e diálogo. Agradeço a Câmara de Vereadores, principalmente ao presidente Aquiles Pires e ao vereador Dagberto Reis que desde o início se empenharam em nos ajudar, também agradecemos à secretária de Educação, Elisângela Duarte, que foi incansável no diálogo com a prefeita, até que nossas reivindicações fossem aceitas e o Projeto saísse do papel. Sem a comunhão de forças da categoria, do Executivo e Legislativo nada seria possível”, finalizou.

O vereador Dagberto Reis, autor da emenda que reduziu a carga horária dos atendentes para 30 horas, e após articulação com a secretária da Educação Elisangela pela troca do texto original para que sua emenda fosse contemplada ficou muito feliz com essa conquista. “Cuidar das pessoas, especialmente das nossas crianças é responsabilidade também de quem legisla. Propomos a redução do horário de trabalho dos atendentes, mas esta é uma atribuição do Executivo e não de vereador. Não desistimos, articulamos com a secretária Elisângela Duarte e conseguimos aprovar uma demanda de quase 20 anos dos atendentes. Feliz pela oportunidade de ajudar nesta construção. Vamos à luta agora por cozinheiros (as) e serventes”, disse.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266