Maria Tereza Bertoldi assume cadeira na Academia Santanense de Letras

0
661

Nesta sexta-feira, dia 20 de maio, a Sala Cultural sediou a sessão solene de posse da jornalista e escritora santanense Maria Tereza Jorgens Bertoldi na Academia Santanense de Letras, a qual passará a ocupar a cadeira nº02, lugar que anteriormente foi de sua mãe, a professora Nylza Osório Jorgens Bertoldi, idealizadora e membro fundador da Academia.

Em visita a redação do Correio do Pampa, Maria Tereza Bertoldi, que atualmente reside em Porto Alegre, contou que é muito agradável estar em Livramento na companhia dos conterrâneos.

“Ter meu nome indicado, ainda mais para ocupar o lugar de minha mãe, é uma honra muito grande, estou tomando este convite também como uma homenagem à ela, e estou muito feliz”, frisou.

A visita à Livramento é uma oportunidade de Maria Tereza Bertoldi fazer a divulgação de seu livro, intitulado “Beatles do Moderno ao Pós-moderno”, o qual já está à disposição na Academia.

Beatlemaníaca desde os sete anos de idade, a escritora possui um vasto material sobre a banda britânica, já tendo visitado a Inglaterra e Liverpool, aumentando ainda mais a paixão pelos músicos que marcaram época e gerações.

Esta é a primeira publicação em livros da jornalista, que possui em sua trajetória vários artigos publicados em revistas científicas.

“Este livro foi uma produção independente, sendo confeccionados 700 exemplares. Era um objetivo que tinha na minha vida. O livro serve muito para quem está na universidade de comunicação e sociologia, tanto que minha tese está sendo muito consumida por professores da UFGRS e em São Paulo”, discorreu.

Maria Tereza Bertoldi doou alguns exemplares para a Academia Santanense de Letras, para serem distribuídos entre seus membros.

A obra

O livro, da Editora Metamorfose, é uma readaptação da tese de doutorado em comunicação social, defendida por Maria Tereza, na PUCRS, que também utilizou os Beatles como tema de seu pós doutorado em Comunicação na UMESP, de São Paulo, porém com outro viés.

“Este é um livro que eu já tinha como objetivo fazer, tendo um enfoque completamente diferente pois não é uma obra que conta a história da banda”, disse.

No livro, a escritora aborda questões como a comunicação, sociologia, filosofia, a cultura de massa e toda revolução que houve com o surgimento da banda, tratando questões como indumentária, a música, o mito, da sedução do imaginário Social, Cultural e a transição da modernidade para a pós modernidade.

A obra “Beatles do Moderno ao Pós-moderno” foi o terceiro livro mais vendido na Feira do Livro de Porto Alegre em 2021, quando foi lançado.

 

Maria Tereza Jorgens Bertoldi

Formada em jornalismo na PUCRS, com mestrado em Comunicação na PUCRS, doutorado em Comunicação também na PUCRS e pós-doutorado em Comunicação Social na UMESP.

A escritora conta que sempre gostou muito de lecionar, tendo atuado por cinco anos em Brasília como coordenadora do curso de Comunicação do Centro Universitário Projeção, ministrando aulas na graduação e pós-graduação. Ao retornar para Porto Alegre para terminar o doutorado, foi convidada para lecionar na Urcamp em Bagé. Após um período lecionando, assumiu a Coordenação do Curso de Comunicação Social, mas continuando como docente nos cursos de Comunicação, Letras e Administração.

Em 2012, após o falecimento do pai, Maria Tereza Bertoldi retornou para a capital para ficar junto da mãe, lecionando na Uniritter.

Onde encontrar a obra

O livro está disponível para venda no site da Amazon, com Rafael Pereira Pintos, amigo de Maria Tereza Bertoldi, responsável pela comercialização dos exemplares na cidade ou diretamente com a própria escritora, através do e-mail mtjbertoldi184@gmail.com ou telefone/whats (51) 999969116.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266