Mais de 140 casos são confirmados no mês de novembro em Livramento

0
523

Com a contínua crescente no aumento dos casos de coronavírus em Sant’Ana do Livramento, e mais um óbito decorrente da Covid-19, a reportagem conversou com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Gabriela Formoso. “Nós tivemos um pico em agosto e agora novamente estamos com uma curva ascendente. Já temos 147 casos só no mês de novembro, é uma preocupação bem grande, um alerta à população, porque realmente a curva está subindo”, afirmou.

De acordo com ela, a situação da região como um todo é crítica, principalmente com relação a Rosário do Sul e Alegrete. No município, a ocupação de leitos na ala Covid e UTI também é uma situação preocupante, pois são muitos pacientes hospitalizados.

Na terça-feira, 17, foi confirmado 7° óbito por coronavírus em Santana do Livramento. A paciente era uma senhora portadora de doença crônica respiratória. O caso precisou ser analisado pelo Comitê de Operações do Estado do Rio Grande do Sul, pois a paciente tinha dois exames de PCR negativos, um teste rápido negativo e dias antes do óbito foi feito um novo teste rápido, que resultado em IGG, informando que já teve a doença. O COE Estadual decidiu que entraria nas estatísticas como caso de óbito por sequelas da Covid-19.

“O aumento de casos vem da movimentação da população, que está fazendo mais aglomerações, festas, teve também a questão política, e isso vai dar um reflexo com certeza, nesses próximos 10/15 dias ainda vamos ter um reflexo desse período”, destacou Gabriela.

É previsto que aconteça uma “nova onda” de aumento de casos também devido às festas de fim de ano. “Não podemos esquecer todos aqueles cuidados porque o vírus ainda está ai, temos que aprender a conviver com ele. Não temos uma data certa para ter a vacina e termos uma vida normal, mas precisamos aprender a ser responsáveis na convivência com o vírus”, ressaltou.

Exames

Desde segunda-feira, 16, os exames voltaram a ser realizados normalmente pela Unipampa de São Gabriel. Segundo Gabriela, são enviados cerca de 30 exames por dia para análise.

Porém, as análises que são feitas de forma voluntária pelos professores da universidade, apenas continuarão até o dia 18 de dezembro, quando o laboratório irá encerrar suas atividades, porque os professores irão voltar às aulas, não podendo conciliar as atividades.

“A partir dessa data vamos retornar a fazer as análises através do Lacen e do TestarRS, a vantagem da Unipampa é pela proximidade e que a gente consegue o resultado em no máximo 24h e quando vai para o Lacen e para o Testar o resultado está demorando cerca de 48h ou 72h”, disse Gabriela.

Bandeira vermelha

Nesta sexta-feira, 20, foi divulgado o mapa preliminar da 29ª rodada do Distanciamento Controlado, que traz 13 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto), e como já era esperado, entre elas está a região de Uruguaiana, a qual Sant’Ana do Livramento pertence.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266