Governo inaugura 6º Batalhão de Polícia de Choque, em Uruguaiana
Com honrarias militares e presença do governador Eduardo Leite, foi inaugurado oficialmente, nesta quinta-feira (19/8), o 6º Batalhão de Polícia de Choque (6° BP Chq) da Brigada Militar, em Uruguaiana. A nova unidade qualifica a estratégia de pronta resposta, com cobertura do policiamento de choque em toda a faixa da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina.
“A redução da criminalidade é histórica no RS nos últimos anos, mas melhor que olhar para traz e nos orgulharmos do que fizemos, é olhar para frente com a perspectiva de fazer muito mais. A inauguração deste batalhão, o sexto do Estado e o terceiro na nossa gestão, prova isso. Agora, poderemos cobrir todas as regiões com os efetivos superespecializados do Choque e qualificar ainda mais a segurança pública que o povo gaúcho merece e é nossa obrigação enquanto governo”, destacou o governador.
A criação do 6° BP Chq e do Comando de Policiamento de Choque (CPChq), que coordena o novo batalhão junto dos outros cinco já existentes, foi anunciada em dezembro de 2020, dentro da estratégia de aproveitamento dos 860 policiais militares formados naquele mês, com priorização de unidades de maior impacto regional.
“Nós já anunciamos o Avançar na área da logística e, na terça (17), o Avançar na Cultura, e, em breve, vamos ter o Avançar na Segurança, que vai viabilizar mais investimentos na qualificação das forças policiais, tecnologia, em viaturas e armamentos, além de chamar novos agentes para os órgãos”, destacou Leite.
Foi a terceira unidade desse modelo criada pelo atual governo. Além dos batalhões já existentes em Porto Alegre (1º), Santa Maria (2º) e Passo Fundo (3º), no final de 2019 foram implantados o 4° BP Chq, em Caxias do Sul, e 5° BP Chq, em Pelotas.
“Quando assumimos o governo, tínhamos três batalhões de choque. Sabíamos que precisávamos de seis. Assim foi feito e hoje inauguramos o sexto. Isso nos dá capilaridade, pronto-emprego de homens e mulheres altamente preparados, muito bem armados e equipados para combater a criminalidade. E, especialmente este 6° BP Choque, vai combater os chamados crimes fronteiriços e transnacionais, além de auxiliar nos crimes rurais, que historicamente são um problema na região e que vêm caindo graças à atuação qualificada do programa RS Seguro”, afirmou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266