Giordani Turismo anuncia chegada do “Trem do Pampa”
Os santanenses ganharão um presente especial no aniversário de 200 anos de Sant’Ana, a chegada do Trem do Pampa, anunciada esta semana pela empresa Giordani Turismo, com as viagens iniciando provavelmente no mês de julho, como parte das comemorações do aniversário da cidade.
A Giordani Turismo, empresa que irá explorar o serviço iniciou o trabalho de divulgação oficial do passeio na quarta-feira (14), apresentando o modelo de trem que percorrerá o trajeto, disponibilizando também o Instagram da empresa @tremdopampars.
A empresa, que há 30 anos é responsável pela operação do tradicional passeio “Maria Fumaça- Trem do Vinho”, na Serra Gaúcha, trabalha há mais de dois anos na manutenção da via férrea que será usada pelo Trem do Pampa gaúcho, assumindo, ao longo desse período, a limpeza e roçada do trecho, bem como a troca de trilhos e dormentes.
Para marcar a realização de uma série de iniciativas que fazem parte da implantação do projeto, a Giordani se uniu à Prefeitura e batalhões militares locais em uma ação ambiental junto com a comunidade lindeira em Livramento. O objetivo, além da valorização do trajeto do trem, foi a conscientização dos moradores sobre a importância de manter o ambiente para a saúde e bem estar da comunidade local.
“Nossa equipe está trabalhando na finalização do trecho e orientando os moradores a não jogarem resíduos no local. Faremos a instalação de lixeiras, plantio de árvores e ajardinamento. A limpeza em locais mais críticos está sendo realizada com a ajuda de máquinas e equipes da Prefeitura. Uma série de outras ações ambientais ainda estão previstas antes do início da operação”, contou a gerente de marketing da Giordani, Cristiane Tomazini.
No final do mês de maio, 50 pessoas participaram da limpeza da área entre a Estação Férrea e o final da Rua Argemiro Simões, no bairro Santa Clara. Gerentes de operação e de marketing da Giordani, equipe de operação do trem, secretária e equipe da Assistência Social, Departamento de Água e Esgotos, Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, secretário de Desenvolvimento, integrantes do projeto “Fronteira da Paz Sustentável” e militares do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado e da 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea participaram da ação.
A reportagem do Correio do Pampa conversou com Cristiane Tomazini, gerente de Marketing da Giordani Turismo, que contou sobre a implantação do projeto em Livramento.
CPAMPA: Quais as expectativas da Giordani com a implementação do Trem do Pampa?
Cristiane: “O projeto do “Trem do Pampa” é um desejo de algum tempo já para a Giordani Turismo e ter ele próximo de se concretizar é realizador. Acreditamos que a cidade e região tem muito a oferecer para quem a visita e queremos somar este atrativo aos outros já existentes. Vamos usar a experiência que temos com os 30 anos de operação do passeio da Maria Fumaça, atrativo que acabou sendo um marco e levando milhares de turistas a descobrir Bento Gonçalves, para contribuir ainda mais com o desenvolvimento de Sant´ana do Livramento”.
CPAMPA: O projeto apresentado em Livramento seguirá o que já é executado na Serra Gaúcha?
Cristiane: “O passeio “Trem do Pampa” vai seguir a ideia de valorizar e destacar a história e cultura da região. Ele será a bordo de um trem moderno, o modelo VLT Propser (Veículo Leve Sobre Trilhos) com vista panorâmica, totalmente acessível, com sistema de som, poltronas reclináveis, ar-condicionado, entre outras comodidades, e será focado na cultura gaúcha e os encantos do pampa gaúcho. Durante o passeio, será possível conhecer o terroir da região através da degustação a bordo de vinhos da Vinícola Almadén e se divertir com atrações culturais da região. Já o passeio de Maria Fumaça-Trem do vinho é um retorno ao passado, focado na cultura italiana e gaúcha, sendo o grande diferencial o tipo de transporte (locomotiva a vapor e carros de passageiros da década de 40)”.
CPAMPA: O prédio da Estação Férrea também será utilizado pela empresa? Quais as melhorias nele feitas e o que ele abrigará?
Cristiane: “Estamos realizando melhorias na Estação Férrea de Sant’Ana do Livramento. São algumas melhorias estruturais, pintura, além da reforma e impermeabilização do telhado. O local vai abrigar a bilheteria inicialmente. Já a Estação de Palomas, que também integrará o passeio, passará por reformas, mas ainda sem data definida”.
CPAMPA: Os passageiros poderão ir e voltar no Trem do Pampa?
Cristiane: “Os passageiros irão fazer um trecho, que poderá ser ida ou volta, no Trem do Pampa. O visitante poderá embarcar na Estação de Sant’Ana do Livramento, desembarcar em Palomas, em seguida irá visitar a Vinícola Almadén e retornará de ônibus para a estação Férrea de Sant’Ana do Livramento. A segunda opção é partir com o ônibus da estação de Sant’Ana do Livramento, visitar a Vinícola Almadén e embarcar no trem em Palomas para a estação Férrea de Sant’Ana do Livramento”.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266