Galo del Fabro fala sobre política, desenvolvimento, governos e o trabalho frente à Câmara

0
343

“Não temos mais tempo para perder com divergências, pois temos um único objetivo: representar os Santanenses”, Maurício Galo del Fabro, presidente da Câmara de Vereadores.

 Nosso entrevistado é o vereador Galo del Fabro, atual presidente do Legislativo. Em uma conversa franca e aberta, aborda temas importantes, como a relação com o Executivo, a qual, segundo ele, tem sido Republicana, respeitosa. “Estou no meu terceiro mandato de Vereador e aprendi que não temos mais tempo para perder com divergências, pois temos um único objetivo de representar os Santanenses, e apoiar todas as ações positivas que venham beneficiar o contribuinte que paga os seus impostos, e cobra os resultados do agente político” salienta.  Ele também aborda outras questões, como a eleição do Lula, o futuro do bolsonarismo, expectativas com o governo de Eduardo Leite e, ainda, as boas notícias para a Fronteira. Confira!

CPAMPA: O que significa chegar à presidência do Legislativo? 

Galo: “Chegar a Presidente do Legislativo é uma honra, ainda mais se tratando da minha segunda oportunidade de ser Presidente do Poder Legislativo, claro que em 2019 foi outro mandato. Isso demonstra credibilidade e seriedade em nosso trabalho”.

CPAMPA: Quais são os seus projetos, como Presidente?

Galo: “Queremos estar mais próximo da população, através de audiências públicas nos bairros com Projetos Relevantes, fazer o Vereador por um dia, levar um maior conhecimento das obrigações do Parlamentar Municipal para a Comunidade, envolver as Escolas, através da nossa Escola Legislativa”.

CPAMPA: Quais as benfeitorias que estão sendo realizadas no prédio do Legislativo?

Galo: “No ano de 2022, foi aberto o Processo de Licitação nº 01/2022 para a realização de obras de acessibilidade em todo o Prédio da Câmara de Vereadores visando proporcionar a garantia do direito ao acesso da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. Após a realização do devido processo licitatório foram iniciadas as obras no início deste ano de 2023, as quais já estão em estágio avançado. Neste sentido, visando o respeito a individualidade de cada cidadão e promover o acesso em igualdade de oportunidades aos seus usuários, o prédio passou por reformas que proporcionam suprir as necessidades de cada usuário portador de deficiência. Em se tratando da obra propriamente dita, foram realizadas reformas desde a parte externa do Prédio até a totalidade de seu interior. Inicialmente foram adaptadas as calçadas, onde foram realizadas adequações também para a utilização das mesmas pelos deficientes visuais. As mudanças também já podem ser observadas nas entradas principal e lateral da Câmara Municipal, onde a instalação de rampas de acesso e substituição de pisos já podem ser visualizadas. Além dos corredores, foram realizadas obras nos banheiros dos três pavimentos, totalizando três banheiros femininos e três masculinos totalmente adaptados as normas de acessibilidade. A próxima etapa da obra a ser realizada será a adequação do Plenário João Goulart, localizado no andar superior do prédio, onde também serão atendidas todas as normas de acessibilidade, proporcionando ao cidadão portador de necessidades especiais circular em todo espaço reservado, inclusive o acesso ao púlpito para utilizar a palavra se for necessário. Também pode ser destacado que para realizar de forma eficaz esta obra, também foram realizadas manutenções na parte elétrica do prédio para atender as necessidades dos setores de informática, sonorização e iluminação. Desta forma, é com imensa satisfação que a Câmara de Vereadores, através da sua mesa diretora e demais vereadores anunciam que em breve as obras de acessibilidade serão concluídas, podendo-se dizer que um desejo antigo da comunidade está sendo atendido, através da utilização de recursos próprios do Poder Legislativo local que busca respeitar as particularidades de cada cidadão e o direito do acesso para quem venha utilizar de alguma forma o prédio da Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento”.

CPAMPA: No seu ponto de vista, a população entende o trabalho realizado pelos vereadores? Por que há tanta cobrança quanto a resultados?

Galo: “A população na maioria das vezes não tem o devido conhecimento das obrigações de um  Legislador. O Vereador tem que legislar, fiscalizar, administrar, deliberar sobre os projetos do Poder Executivo que passam pela Câmara para serem analisados, discutidos e votados, e devemos cumprir o Rito imposto pelo Regimento Interno da Câmara e Lei Orgânica. Na maioria das vezes o contribuinte cobra do Vereador obrigações do Poder Executivo, pois  quem tem o dever de tapar o buraco, iluminar a cidade, manter uma praça em condições, manter a cidade limpa, recolher o lixo, dar acessibilidade, apresentar políticas públicas, exames,  consultas, vagas em escolas Municipais é o Executivo (prefeitura). A comunidade cobra resultados dos vereadores, mas o Legislativo Santanense trabalha intensamente no sentido de dar celeridade em todos os projetos que influenciam diretamente o cotidiano de cada Santanense”.

CPAMPA: Como tem sido sua relação com o Executivo? Que tipos de projetos devem ser desenvolvidos em comum?

Galo: “Minha relação com o Executivo tem sido Republicana, respeitosa, pois estou no meu terceiro mandato de Vereador e aprendi que não temos mais tempo para perder com divergências, pois temos um único objetivo de representar os Santanenses, e apoiar todas as ações positivas que venham beneficiar o contribuinte que paga os seus impostos, e cobra os resultados do agente político. Podemos realizar projetos nos bairros em conjunto, também podemos destacar a devolução de valores do Poder Legislativo para indicar nos projetos mais importantes em parceria com o Poder Executivo em prol da população Santanense”.

CPAMPA: Quais as boas notícias para Livramento, neste ano, além do aeroporto binacional?

Galo: “As boas notícias serão na área de saúde, em breve estará em funcionamento as máquinas de Tomografia, Mamografia, Ecodoppler, construção de um refeitório público, a recuperação da infraestrutura através da chegada de novas máquinas, asfaltamento das principais ruas e avenidas e a implementação da coleta seletiva. Com relação ao aeroporto binacional, estamos aguardando as tratativas da criação da RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento da Metade Sul do Estado do RS, o qual aguarda pauta junto à Câmara dos Deputados”.

CPAMPA: Qual sua avaliação sobre os primeiros meses do governo de Eduardo Leite?

Galo: “É um Governador reeleito e de muita capacidade, pois já conhecemos um pouco da sua gestão, do seu trabalho, por isso, não devemos ter muitas surpresas pela frente. Já realizou sua reforma administrativa e previdenciária. Agora é a hora do Rio Grande avançar cada vez mais. Posso destacar a implementação do Projeto Avançar aqui em Livramento que será a recuperação do Largo da Avenida João Pessoa”.

CPAMPA: E o governo Lula?

Galo: “O Governo Lula criou importantes políticas públicas na área social em sua administração passada, mas ficou marcado pela maior corrupção da história de um governo no Brasil, mas temos que respeitar o resultado das urnas, por isso, devemos torcer pelo nosso País e pela nossa população, para que não se repita o que aconteceu no passado”. 

CPAMPA: Como políticos de direita analisam a ruptura política com a vitória de Lula ?

Galo: “Eu vejo essa interrupção com muita preocupação, pois infelizmente neste momento, a política vive um momento de insegurança, incertezas, invasões de terras, desarmamento. Ficamos totalmente impotentes no Brasil, pois a política ficou dividida por dois extremos, um da esquerda e outro da direita”.

CPAMPA: Bolsonaro segue representando a direita ou novos nomes estão surgindo?

Galo: “Bolsonaro me representou quando mais precisamos virar a página política do Brasil, mas também cometeu erros, através de suas falas inapropriadas em momentos difíceis na pandemia; perdemos pela mídia, perdemos por falta de comunicação clara e menos ofensiva, pois era uma eleição que não deveria apresentar nenhuma surpresa. Perder uma eleição faz parte da democracia e agora é esperar e observar com calma os novos nomes de direita que estão governando os seus Estados, mas me chama muito a atenção a dinâmica técnica e política do Governador de São Paulo, o ex Ministro da Infraestrutura Sr. Tarcísio, pois mostrou que tem muita capacidade de fazer gestão pública, por isso, acredito que seja o grande nome da próxima eleição”.

CPAMPA: Livramento tem condições de voltar a crescer? O que pode ser feito?

Galo: “Livramento é uma Cidade abençoada, pois temos uma terra fértil, uma cultura diversificada na agricultura, a melhor genética do Brasil no rebanho bovino, um dos maiores rebanhos de ovinos do Brasil, temos o turismo de compras em Rivera, turismo rural, vinícolas, águas termais, temos o nosso comércio pujante, excelentes hotéis, temos Universidades, além de ótimos pontos turísticos, uma crescente na construção civil e uma população receptiva, por isso, devemos estar com a nossa cidade  limpa, pintada, arrumada, sinalizada, estacionamento rotativo, transportes coletivo urbano renovado, praças atraentes, pois ainda temos muito para fazer por Santana do Livramento.

Nem sempre devemos esperar pelo Poder Executivo, pois nós temos que fazer a nossa parte em pequenos gestos, seja de colocar um papel de bala em seu devido lugar (lixo. Para Livramento seguir avançando, devemos revisar o Plano Diretor da nossa Cidade, pois está ultrapassado”.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266