Espaço aberto para encontro de Turismo Gastronômico de Colônia

0
761

Com a conferência principal do chef peruano Andrés Ugaz, evento especial ocorrerá na próxima quinta-feira, 15 de agosto, na histórica Praça de Touros em Colônia de Sacramento

 

O multiculturalismo, diferentes tradições e belezas geográficas fazem de Colônia de Sacramento um destino único e muito próximo do Brasil, especialmente dos estados do Sul, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e  Paraná. E o departamento de Colônia tem como um de seus principais atrativos seu patrimônio cultural, sendo a gastronomia parte desse patrimônio. Por conta dessa característica e de um elevado nível de propostas turísticas acontece na próxima quinta-feira, 15 de agosto,  a partir das 9h15, o 1º Encontro de Turismo Gastronômico de Colônia. O evento será feito Sala Multiespaço, da histórica Praça de Touros Real de San Carlos. A iniciativa integra a agenda da Colonia Encuentro Mágico, conta oficial de Colonia Destino Turístico. A iniciativa é aberta para todos os públicos de forma gratuita.

O Diretor Departamental de Turismo, Martin de Freitas; o presidente da Associação Turística do Departamento de Colônia, Andrés Castellano; e a diretora executiva da Associação Turística Departamental, Andrea Schunk, destacam que no Encontro, que tem o chef peruano Andrés Ugaz – como principal conferencista -, Colonia apresentará seus três projetos de turismo gastronômico: Vinícolas Colonia, Restaurantes Km 0 e Rota do Queijo. Para eles, a gastronomia é uma manifestação cultural fundamental, pois envolve história e criatividade de um povo com suas tradições e vivências. Além de proporcionar experiências, a iniciativa tem como objetivo enfatizar e destacar Colônia de Sacramento como destino de turismo gastronómico.

 

Também no 1º Encontro de Turismo Gastronômico de Colônia estarão representantes de projetos de turismo gastronômico associativo de Rocha e Maldonado, além de instituições de pesquisa e desenvolvimento. Na atividade, Andrés Ugaz vai ressaltar a gastronomia e a construção da identidade. Ele tem formação em Ciências Sociais e estudos no Centro de Formação Turística do Peru. Também é assessor da Promperú (Comissão de Promoções do Peru) em conceitos e conteúdos da Feira Peru, Mucho gusto e Turismo Gastronômico. Colônia convida o turista a viver experiências o ano inteiro, desde degustações em vinhedos, até os sabores dos queijos e dos doces leite artesanais, fora a cartela de cores do pôr do sol uruguaio, um dos mais belos do mundo. 

 

 

Gastronomia KM 0

Colonia, no Uruguai, trabalha com uma rede de restaurantes da região para promover produtos locais emblemáticos: vinhos, queijos, azeites, doces e conservas, entre outros, em sua oferta gastronômica. O objetivo é promover compras locais, identidade local, maior impacto econômico e menor impacto ambiental. O projeto Gastronomia KM O, que busca enfatizar a gastronomia local, é executado pela Associação Turística do Departamento de Colonia em conjunto com a Câmara Gastronômica de Colonia e com o apoio da Agência Nacional de Desenvolvimento.

 

Rota do queijo

Colônia está trabalhando na implantação da Rota do Queijo do departamento. Operadores privados vinculados à cultura do queijo e o turismo se uniram para dar os primeiros passos para o desenvolvimento de uma Rota do Queijo do Departamento de Colonia, consolidando a região como o berço do queijo artesanal do Uruguai, com mais de 150 anos de história. O projeto é coordenado pela Associação de Turismo do Departamento de Colonia e pelo Centro de PME de Colonia, em coordenação com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Leste de Colonia. 

 

Bodegas de Colonia – As diferentes ondas migratórias de europeus para ocupar o território uruguaio formaram um mapa singular, que distingue o Departamento do restante do país. No oeste do Departamento, onde os colonos italianos e bascos se fixaram, a tradição vitivinícola foi mais forte. Atualmente, são 13 vinícolas que se posicionam juntas em uma marca frente ao mercado nacional e internacional: a Bodegas de Colonia. São diversas propostas para os visitantes: degustações, hotéis e eventos compõem o mix de atrativos do destino.

Patrimônio Mundial pela Unesco – Colônia de Sacramento foi fundada por portugueses, em 1680,  e declarada, em 1995, como Patrimônio Mundial pela Unesco. A cidade conta com muitas atrações, entre eles o Centro Histórico e a Plaza de Toros, recém reformada, com visitas guiadas contando a história das touradas e dos vinhos colonienses. Além disso, Colônia é conhecida pelas amplas ‘ramblas’ para caminhadas ao ar livre, na orla do Rio da Prata.

SERVIÇO

O QUÊ: 1º Encontro de Turismo Gastronômico de Colônia

QUANDO: 15 de agosto,  a partir das 9h15

ONDE: Sala Multiespaço, Praça de Touros Real de San Carlos

ACESSOS:  inscrições

REALIZAÇÃO: Colonia Encuentro Mágico

 

Assessoria de imprensa – QG Comunica
Queli Giuriatti – 51 98456-0846 – queli@qgcomunica.com.br
Bárbara Ghidini – 51 99944-3911 – info@qgcomunica.com.br
Fabiane Bondan – 51 99103-7447 – redacao@qgcomunica.com.br
Alecs Dall Olmo – 51 99695-2326 – atendimento@qgcomunica.com.br

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266