Obras estão em andamento e o início das atividades estão previstas para acontecer em março de 2023
As lãs produzidas em Sant’Ana do Livramento podem resultar em uma nova vocação econômica para os produtores locais. Este é um horizonte que se abre com um empreendimento que será instalado no Município.
A Tecno Lã Sul é uma empresa do ramo laneiro e tem previsão de início das atividades no primeiro trimestre de 2023, trazendo à tona o protagonismo e a cultura de Sant’Ana do Livramento no beneficiamento de lã, contribuindo na geração de emprego e renda e também no desenvolvimento da cadeia produtiva local.
A indústria será instalada dentro da antiga planta do Frigorífico da Swift Armour e contará com o maquinário e com mão de obra especializada local. A ideia inicial da empresa, é gerar 50 empregos diretos de modo que traga viabilidade econômica aos produtores locais com a compra do produto para beneficiar a lã e colocá-la no mercado.
De acordo com o representante dos funcionários, Edson Renato, este é um empreendimento novo, com princípios antigos de trabalho de outros lanifícios, trazendo todos os procedimentos na área de fiação e tecelagem como classificação da lã, triagem, lavagem, cardagem, penteagem e enfardagem, com processos diferenciados de várias formas para que os artesãos e as indústrias recebam o produto em alta qualidade.
“Nossa expectativa enquanto funcionários, é de contribuir para a recuperação do setor laneiro, fazendo com que nossa cidade volte a atuar melhor na questão da ovinocultura. O que não podemos é ficar só com o título ou nome de capital da ovinocultura e sim, transformar isso numa realidade como há tempos não evidenciamos. A criação de um lanifício, não é uma tarefa fácil, pois exige muito conhecimento na área e um investimento alto e para isso esperamos contar com a parceria dos produtores, barracas, indústrias e a sociedade em geral”, destacou.
Articulador da parceria que criou a Tecno Lã Sul comemora investimento no setor
O vereador Dagberto Reis, principal articulador político para a volta do funcionamento da lavagem na cadeia produtiva da lã no município, comemorou o investimento no setor. Foi dele em 2017, a ideia de transferir a cooperativa da fiação e tecelagem para o recinto fabril da antiga Swift Armour, o que aconteceu em 2019 com apoio logístico do governo do então prefeito Ico Charopen e até mesmo a desapropriação de uma área aprovada pela Câmara de Vereadores, que acabou não sendo adquirida. Após diversas tentativas de viabilização, a parceria com grupo de investidores acabou sendo o melhor caminho para que Livramento volte a ser referência nacional na atividade laneira, lavando e cardando o produto, além de agregar valor com o artesanato e o turismo.
Entusiasta do setor, que segundo ele retrata muito bem parte da nossa cultura e da nossa história, Dagberto destaca a perseverança de todos os envolvidos no processo passando por investidores e especialmente os trabalhadores que resistem bravamente e que já estão integrados a Tecno Lã Sul. “Comemoramos esta conquista para Livramento, que vai muito além dos 50 empregos diretos do futuro lanifício, passando pelos artesãos e os produtores de ovinos que serão beneficiados com uma empresa local lavando a lã por um preço justo e acessível a todos. Feliz em poder ajudar na retomada deste serviço de lavagem que desenvolve todo um setor, assegurando emprego e renda para centenas de pessoas”, acrescentou o vereador Dagberto, reafirmando seu compromisso com a cadeia produtiva da lã, ajudando naquilo que for demandado. “A Tecno Lã Sul vai precisar de incentivos governamentais e do apoio dos setores produtivos de Livramento, que espero acolham muito bem a nova empresa que está surgindo” , finalizou.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266