Eleições irão refletir no aumento de casos de Covid-19

0
322

O aumento dos casos de Covid-19 em Sant’Ana do Livramento chamou novamente a atenção. Conforme o último boletim divulgado até o fechamento da edição (12/11) há 41 casos ativos, sendo uma pessoa hospitalizada e 40 em isolamento domiciliar, e 65 em análise.

Na sexta-feira, 06, a Prefeitura Municipal informou à comunidade que a análise dos exames de Covid-19 estaria suspensa, em decorrência de manutenção necessária no equipamento da UNIPAMPA, responsável pelos exames, no campus São Gabriel. O mesmo ocorreu em todos os 11 municípios da Região conveniados com o Campus, que retoma a normalidade no dia 16.

Foi divulgado na quarta-feira, 11, um comunicado informando 17 novos casos, de acordo com o secretário de saúde, Eder Fialho, esses exames são referentes aos dias 06, 07 e 08. “Se fizermos a divisão dá 5,3 pacientes positivos por dia, ou seja, seguimos na mesma média que vínhamos”, disse.

Segundo o secretário, os exames estão sendo encaminhados para Laboratório Central de Saúde Pública do RS (Lacen), em Porto Alegre, que leva até sete dias para enviar os resultados. A diferença é que a pessoa que realizou o exame necessita permanecer em quarentena até chegar o resultado durante esses dias, enquanto antes era possível obter o resultado em um dia.

Eder contou que houve um aumento na testagem, e que o aumento de casos é uma “gangorra”, em alguns momentos aumenta, assim como pode diminuir. “Na semana passada deu um aumento de casos justificável, relacionado a um paciente positivo que transmitiu para a sua família”, explicou.

Como opinião pessoal, ele acredita que o Brasil não poderia estar vivendo o período eleitoral. “Claro que vai ter reflexo, mas hoje aqui em Livramento não dá para dizer que o grande aumento de casos é por causa das eleições, e sim porque tem mais pessoas circulando. Pelo aumento da temperatura as pessoas estão saindo mais de casa e estão se confraternizando mais. Também é compreensível porque nós estamos já com sete meses de pandemia, as pessoas já ficaram muito tempo reclusas”, concluiu.

Segundo Eder, a secretaria seguirá testando. Foram adquiridos mais 2.500 testes e nas Unidades de Saúde os pacientes que querem, estão sendo testados de forma aleatória.

Na segunda-feira, 16, a Unipampa retoma a realização de exames, os quais serão encaminhados na parte da manhã e às 15h30 os resultados já serão divulgados, como vinha acontecendo normalmente.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266