Direção da Santa Casa faz apelo devido à sobrecarga de atendimentos

É solicitado que a população se cuide e siga as orientações
0
496

Nas últimas semanas, foram divulgados nas redes sociais diversos apelos de funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento para que a comunidade siga as orientações com relação à pandemia do novo coronavírus, especialmente devido à chegada das festas de fim de ano. A solicitação é reforçada pelo diretor do hospital, Sergio Oliveira, que vê a situação com preocupação.

Com o constante aumento de casos de coronavírus, o hospital está com uma sobrecarga de atendimentos, e a situação piorou nos dias 25 e 26 deste mês, quando várias pessoas foram até o Pronto Socorro em busca de orientação após terem resultados positivos para Covid-19 em exames feitos na rede privada. “Com isso, não tivemos condições de atender toda a demanda e precisamos reforçar o nosso atendimento, mas mesmo assim as pessoas ficavam esperando por um longo período e ainda correndo o risco de uma maior contaminação”, relatou Sergio.

O diretor contou ainda que somente no dia 26 de dezembro, foram realizados cerca de 60 atendimentos de pacientes com Covid-19. Com isso, visando à diminuição na contaminação e na sobrecarga de atendimentos da Santa Casa, os pacientes com resultados positivos para coronavírus estão sendo orientados a cumprir o isolamento imediatamente após o resultado e buscar atendimento diretamente pelos telefones da Vigilância Epidemiológica – (55) 99984-6281 / (55) 99654-3160 / (55) 99615-6275 – sendo que somente caso apresentem sintomas graves, como falta de ar ou febre alta, devem ir até o Pronto Socorro.

De acordo com Sergio Oliveira, outro fator preocupante é a ocupação dos leitos Covid e UTI, pois apesar das internações não terem aumentado nos últimos dias, há pacientes internados que necessitam de um cuidado maior, e os leitos de UTI encontram-se ocupados. “Nos preocupa bastante pelo fato de que temos somente dois leitos de UTI em isolamento e se houver um paciente com necessidade de leito UTI, temos que fazer a transferência para outro hospital que seja regulado pelo Estado, isso é ruim porque temos que tirar a pessoa da cidade”, explicou.

A Santa Casa conta com 14 leitos regulados pelo Estado, devidamente equipados, contudo, a ocupação é preocupante, pois os quadros de Covid-19 evoluem rapidamente. “Então pedimos, por favor, que as pessoas se cuidem. Que tenhamos todos os cuidados para que não venhamos a precisar de internação”, disse Oliveira.

O hospital conta, atualmente, com uma médica pneumologista, que vem realizando todos os atendimentos de coronavírus do SUS, Dra. Alina Esteves de Macedo. Enquanto abrigava pacientes de Rosário do Sul, a Santa Casa contou também com o médico pneumologista Dr. Tiago Lopes.

O diretor do hospital ressalta a necessidade de que as pessoas tomem os cuidados necessários e tenham consciência de que se estiverem contaminados e assintomáticos, podem transmitir o vírus para outras pessoas e cada organismo recebe o vírus de forma diferenciada. “Precisamos nos dar conta de que também somos responsáveis pelos outros. Tomara que as pessoas tenham essa consciência e que além de protegerem a si, protejam os outros. Não temos infraestrutura no Pronto Socorro para atender tamanha demanda, os postos de saúde estarão fechados, então canaliza tudo, não conseguimos atender a demanda que por ventura possa ter”, alertou Sergio Oliveira.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266