Como Uruguaiana busca se inserir cada vez mais na rota do turismo
Historicamente Uruguaiana tem marcas muito fortes em seus atrativos e opções turísticas. Dentre elas, o Carnaval Fora de Época e a Califórnia da Canção Nativa, eventos conhecidos nacionalmente que atraem público e colocam a cidade em evidência durante seus dias de realização. Apesar dos eventos tradicionais, viu-se a necessidade de estruturar e organizar a cidade para oferecer mais aos turistas. Ao mesmo tempo, utilizar o fomento ao turismo como um caminho para gerar empregos, buscar desenvolvimento e elevar o patamar da cidade.
Após pesquisas, análises e trabalhos conjuntos, a gestão do prefeito Ronnie Mello implementou uma base sólida para o desenvolvimento desse trabalho. O processo de inserção do turismo de experiência em Uruguaiana teve algumas etapas. A iniciativa também teve a participação dos empresários e empreendedores, para que o avanço fosse em sintonia.
Em setembro de 2019, a Prefeitura de Uruguaiana deu o pontapé inicial na reformulação do setor. A gestão estruturou o sistema com a reativação do Conselho de Turismo (estava parado e sem presidência) e a criação do Fundo de Turismo – projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Vereadores. Além disso, foi formado o Comitê Pró-Turismo, grupo composto pelo Governo Municipal, empresários locais e o Sebrae.
A turismóloga responsável por coordenar o processo é Vanessa Welter. Ela destaca que uma das primeiras ações foi traçar o perfil das pessoas que visitam Uruguaiana. Para isso, foram feitas pesquisas e entrevistas para apontar faixa etária, estado civil, renda mensal, tempo de permanência na cidade, transporte usado, origem, o que busca em Uruguaiana, entre outros tópicos.
O perfil de quem visita
As entrevistas e pesquisas revelaram que o perfil dos visitantes é mais próximo ao turismo de compras. Pessoas que buscam produtos que não encontram em suas cidades. Após concluir que o turismo de compras se destacava em relação a outros segmentos, a equipe identificou a necessidade de fomentar outras práticas de turismo – até mesmo para complementar o movimento de ascensão comercial que Uruguaiana vive com os free shops e a chegada de grandes redes de lojas e hotéis. O trabalho também apontou a necessidade do investimento público e privado em produtos turísticos e na qualificação da mão-de-obra local.
Com isso, a equipe buscou alternativas na parte do turismo histórico/cultural e turismo rural. Assim, amplia-se o leque de atrativos oferecidos aos visitantes. “Uruguaiana vem se estruturando cada vez mais para o turismo. Além do turismo de compras em razão dos free shops, o intuito é mostrar as riquezas culturais e regionais com um turismo voltado às experiências. Explorar as estâncias, o Rio Uruguai e a gastronomia de produtos 100% locais.”, afirma Luciana Reis, secretária de Desenvolvimento Econômico. Um dos programas oferecidos por uma agência de viagens é uma caminhada no centro histórico da cidade guiada por um historiador para conhecimento do patrimônio cultural e dos prédios históricos.
Capacitação
Uma das ações para melhorar a mão-de-obra local foi a criação do Qualifica Uruguaiana. Os cursos, que capacitam jovens para o mercado de trabalho, oferecem conhecimento e experiências em diversas áreas. Atendimento ao Cliente, Atendimento ao Turista, Espanhol, Marketing Estratégico e Técnicas de Vendas são capacitações que já foram oferecidas. No projeto, a Prefeitura adquire cursos junto ao Senac e disponibiliza gratuitamente aos jovens. Criado em 2018, já atendeu 1.240 jovens. Devido à pandemia foi suspenso. Entretanto, voltará em 2021.
Alguns atrativos
Em tratativas com empresários locais, as equipes mostraram a importância de explorar o turismo rural em uma cidade com agricultura e pecuária como duas de suas grandes marcas. Assim, foram criados passeios em estâncias, rotas para viver e conhecer a produção de uma queijaria que fica no interior do município e pacotes para desfrutar do pôr-do-sol no Rio Uruguai. Outro setor que cresce na cidade da Fronteira Oeste é o gastronômico. Além do aumento no número de estabelecimentos nos últimos dois anos, uma das atrações em um pacote oferecido por uma agência de viagens é um almoço com pratos da culinária local.
O início e o processo de transformação
A turismóloga Vanessa Welter conta um pouco sobre o processo, visões e as etapas do trabalho de reformulação e ampliação das atrações turísticas em Uruguaiana. “Fizemos duas pesquisas de perfil do turista. A primeira em novembro/dezembro 2019, com o objetivo de identificar o perfil do turista que vem a Uruguaiana. Foram aplicadas no aeroporto e na área central da cidade, preferencialmente na área dos free shops. A amostragem foi de um público que predominantemente busca o turismo de compras. A segunda pesquisa, em março de 2020, foi feita para identificar o perfil do turista de eventos. Foi executada no período do Carnaval Fora de Época, sendo aplicada na área central de Uruguaiana. Ambas resultaram em informações que identificam este turista que vem para a cidade”, explica Welter.
Além do turismo de compras, histórico-cultural e rural, a turismóloga destaca outras potencialidades do município. “Há potencialidade para turismo esportivo, náutico, de natureza, de eventos, de negócios, de saúde e enoturismo.”, ressalta ela. Da mesma forma, avalia o comportamento do empresariado em relação a esta nova proposta de desenvolvimento. “Muitos empresários estavam desestimulados com o turismo. Porém, com o trabalho junto ao grupo do Comitê Pró-Turismo foi possível mostrar a potencialidade local e planejar ações em conjunto. Um dos resultados desse processo é o pacote Vivências da Fronteira, oferecido por uma agência de viagens local. Um dos nossos objetivos é mudar a forma de pensar, ou seja, criar um novo paradigma local para o turismo.”, destaca.
Sobre os assuntos mais urgentes a serem trabalhados no início do projeto, Vanessa Welter faz questão de apontar justamente a questão do pensamento e comportamento das pessoas. “Urgente de ser alterado era a sistemática que se tinha em Uruguaiana de dizer que aqui não tem turismo e que não existe turismo. Este entendimento é que precisa ser revisto. Também é necessário pensarmos em infraestrutura, como sinalização, centro de atendimento ao turista, projeto para a Orla do Rio Uruguai. Além disso, a qualificação dos nossos serviços, precisamos entender que o turista procura por locais agradáveis, limpos, organizados e com preço justo.”, explica ela.
Questionada sobre o avanço que o município pode ter até 2023, a turismóloga é enfática. “Vejo com fluxo constante de turistas. Produtos como a Rota dos Free Shops e Rota das Estâncias consolidados. Além de uma mudança conceitual do que é turismo para o morador local e para o empresário. O plano é ousado, queremos que Uruguaiana seja ponto focal na região nesse segmento, em que a hotelaria, a gastronomia, as atividades de experiência e os serviços sejam oferecidos com qualidade ao turista.”, salienta.
Mentalidade e pandemia
A turismóloga Vanessa Welter também fala sobre a receptividade da população em relação a todo esse processo de mudança na matriz do desenvolvimento econômico com foco no turismo. “Ainda é pequeno! Porém, a mudança vai começar a acontecer após a percepção do consumo em Uruguaiana. O primeiro projeto para começar esta mudança de entendimento foram as caminhadas culturais.”, explica. Para finalizar, Welter destaca o acolhimento do projeto por parte dos parceiros que atuam na qualificação de pessoas para o turismo. “Hoje, esmo com pequeno fluxo de turistas, devido à pandemia, já existe a demanda pela formação de guias locais de turismo. As oportunidades de trabalho irão surgindo ao longo do tempo em que o turismo se tornar organizado e forte em Uruguaiana”, finaliza.
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