Como as agências de viagens estão retomando as atividades
Após passarem por uma forte redução de faturamento com a pandemia, as agências de viagens preparam-se para uma retomada em 2021, especialmente em roteiros nacionais, já que muitos países ainda contam com medidas restritivas à entrada de estrangeiros.
Com as atividades turísticas interrompidas no início da pandemia em todo o país, ficava a dúvida de quando aconteceria a esperada retomada das atividades, o que, com o avanço da vacinação traz novas perspectivas à classe.
A reportagem do Correio do Pampa conversou com as agências, a fim de saber como foi enfrentar a pandemia.
Adão Carafini
Proprietário da Carafini Turismo
Para Adão Carafini, passar pela pandemia financeiramente foi um período muito difícil, porém no aspecto humano estão se sentindo gratificados em poder ajudar muitas pessoas em dificuldades com suas viagens.
Quanto à retomada dos trabalhos, o empresário destaca que está acontecendo de forma lenta, mas constante nos últimos dias, sendo que as expectativas para os próximos meses são de uma retomada lenta, porém segura e constante.
“Possuímos diversas viagens com aquisição concretizada, muitas delas têm como destino o Brasil como um todo e outras alguns destinos internacionais que se encontram abertos”, explicou.
Dentre os destinos internacionais mais procurados estão o México, República Dominicana, Colômbia, Costa Rica, entre outros em que basta apresentar um exame negativo de PCR.
Tatiana Corrales
Proprietária da Taty Eventos & Turismo
Para a agente de viagens, promotora de eventos e turismo Tatiana Corrales, passar pela pandemia foi um momento muito difícil, de incertezas, onde foi necessário mudar alguns planos e adiar sonhos. Porém, aos poucos os trabalhos estão sendo retomados e algumas viagens acontecendo com todo o cuidado e cumprindo todos os protocolos de segurança.
“Nossa expectativa é de que com a maioria da população vacinada, o turismo volte ao normal. Estamos confiantes e esperançosos”, frisou.
A empresária explica que a agência já possui algumas viagens agendadas para Cataratas do Iguaçu, em setembro; Beto Carrero, em outubro; Natal Luz de Gramado, em novembro e dezembro; Parque Aquático ACQUA LOKOS e Capão da Canoa em dezembro, lançando a agenda de 2022 ainda no mês de julho.
Quanto aos cuidados durante as viagens, Tatiana Corrales explica que segue todas as recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde, com uso obrigatório de máscara dentro do veículo e durante as viagens e passeios, aferição da temperatura no embarque e álcool em gel disponível para os passageiros no embarque e dentro do veículo durante toda a viagem.
Edison Roberto Silveira Sanfelice
Proprietário da Turisa Turismo Santanense
De acordo com Edison Sanfelice, como todos que trabalham com o segmento, foram pegos de surpresa com a chegada da pandemia, transferindo viagens que já estavam agendadas para datas posteriores, por motivos de segurança.
Quanto à retomada dos trabalhos, o empresário conta que está confiante, está sendo um processo lento em que todos estão se adequando ao novo normal.
“Somos uma empresa com mais de 40 anos no mercado e temos como missão fazer com que o turismo chegue ao alcance de todas as pessoas, transportando com segurança e agregando qualidade com responsabilidade, a fim de satisfazer nosso cliente”, frisou.
Edison Sanfelice destaca que as expectativas para os próximos meses são as melhores possíveis, pois com a vacina as pessoas sentem-se seguras para viajar, sendo que a empresa já conta com agendas aéreas e rodoviárias até março de 2022, possuindo alguns grupos fechados para o segundo semestre de 2021 os quais tem como destino Maceió, Fortaleza e Porto de Galinhas, que são os locais mais procurados atualmente.
Referente aos cuidados com os protocolos, Edison explica que a empresa possui o selo Turismo Responsável, que estabelece normas de higiene e distanciamento social, além disso dispõem de álcool em gel na entrada do ônibus e dentro do banheiro, tapete higiênico, medição de temperatura, instrução sobre a importância do uso da máscara e gerador de ozônio para higienização dos ônibus que combate à Covid-19.
Viviane Maciel e Vera Reis
Proprietárias da agência de turismo Corticeiras
De acordo com Viviane Maciel, o setor do turismo, no mundo todo, viu-se desafiado a sobreviver na pandemia.
“Fomos os primeiros a parar as atividades, por motivos óbvios, e seremos os últimos a ver a vida voltar ao normal, pois embora as pessoas adorem viajar, durante a pandemia houve a conscientização da necessidade de isolamento”, pontuou.
A agência Corticeiras ficou fechada por alguns meses, dando suporte aos clientes em home office. Com a chegada das vacinas, em fevereiro de 2021, inauguraram um novo espaço, mais amplo e moderno, também junto ao térreo do Hotel Verde Plaza, parceiro no turismo receptivo da Fronteira.
“Enfim, tivemos que nos reinventar. Investir nas mídias sociais. Recriar páginas. Participar de tour’s virtuais e grupos de guias e agências que, de alguma forma, criaram modos de levar os turistas a qualquer lugar do mundo através dos meios digitais”, pontuou.
Quanto à retomada dos trabalhos, as empresárias disseram que aos poucos estão retomando as rotinas de passeios presenciais. Os hóspedes, com perfil diferenciado, agora viajam em pequenos grupos familiares, por conta disso, foram criadas opções que se adaptam a estes grupos, já tendo grupos mistos de agências, agendados a partir de setembro.
“Há dois anos, tínhamos grande expectativa de crescimento no turismo local, que vinha em ascensão, muito em função da profissionalização dos produtos turísticos na Fronteira. Mas, como o mundo todo, fomos surpreendidos por uma pandemia. O importante é que não paramos. Continuamos nos aprimorando e criando opções. Com a lenta retomada dos grupos, estamos otimistas para dar continuidade a roteiros como a Ferradura dos Vinhedos e a permanência da Agência Corticeiras como referência do turismo receptivo da região”, destacou Viviane.
A agência Corticeiras segue todos os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério do Turismo, sendo portadora do selo “Turismo Responsável”, expedido pelo Cadastur, aos profissionais e empresas que se enquadram em normativas do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
Sandra Hak Puchalski e Nelson Melo Puchalski
Proprietários da NS Turismo
Sandra Puchalski explica que todos passaram por momentos bem difíceis e complicados quando iniciou a pandemia, apesar de ainda estarmos vivenciando a mesma. Ela destaca que ficaram impedidos de trabalhar porque todos estavam impedidos de viajar, mas mesmo assim, a agência enfrentou a pandemia com muita paciência e muita fé.
“Aguentamos o máximo que conseguimos no prédio da Avenida Tamandaré e hoje instalamos a agência em nossa residência. Mas estamos aí, esperançosos e notando que já podemos ver uma luz no fim do túnel”, explicou.
A retomada dos trabalhos vem sendo feita com muita cautela pela agência, já começando a reorganizar as viagens devido à procura dos clientes que desejam viajar.
Sandra Puchalski destaca que a empresa possui algumas viagens agendadas para os próximos meses, buscando roteiros seguros que possam preencher os anseios dos clientes, tudo com muita cautela e segurança para todos.
Os empresários têm buscado obedecer a todos os protocolos tanto dentro dos veículos com uso de luvas descartáveis, álcool em gel e máscaras todo o tempo, orientando os passageiros para que utilizem a máscara durante todo o percurso da viagem, inclusive durante as paradas.
“Estamos torcendo para que a pandemia nos dê uma trégua e possamos dar continuidade ao nosso trabalho. Contamos com os nossos “hermanos” uruguaios para que sejam liberados para viagens e também com os santanenses, para que tenham muita saúde e disponibilidade para sair ainda este ano”, destacou.
A empresária conta que, por motivo de mudança, a agência está atendendo atualmente na Rua Moacir da Rosa Martins, 41, em horário comercial.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266