Campanha Maio Amarelo inicia na Fronteira da Paz

0
579

Junto com o início do mês, foi lançada a campanha Maio Amarelo de 2022. Na Fronteira da Paz, a ação é binacional, envolvendo forças de segurança de Livramento e Rivera. O lançamento da campanha aconteceu na Intendência de Rivera, e por ser fronteira seca, contribui para que exista um intenso fluxo entre os países. No evento, o “laço amarelo”, símbolo da campanha, foi pintado em uma das ruas de Rivera.

Na oportunidade, tanto o Intendente de Rivera, Richard Sander, quanto o representante da Dirección Departamental de Tránsito y Transporte, enfatizaram a necessidade do trabalho em conjunto entre os órgãos de trânsito da fronteira para a diminuição dos acidentes. O Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Marcio Gularte e o Chefe da Delegacia da PRF em Sant’Ana do Livramento, Cristiano Vasconcellos. As autoridades de Livramento destacaram que diversas ações serão realizadas ao longo do mês, muitas delas em parceria com os agentes dos dois países.

“Indústria da multa” ou cumprimento da lei?

Diversas publicações em redes sociais e conversas em grupos destacam que existe uma “indústria da multa” em Livramento. Segundo dados do Detran RS, os dados apontam de que em 2021 foram 26.955 autuações e de janeiro a março deste ano existem 5.998 registros. No mês que busca um trânsito melhor, é comum ver cenas de imprudência de condutores onde principalmente motocicletas são flagradas com três ocupantes, o que é proibido por lei e agravando a situação, se tratando de crianças, onde o Código de Trânsito Brasileiro não autoriza menores de sete anos sendo transportada gerando uma multa gravíssima ao condutor com multa de R$293,47 e a suspensão do direito de dirigir. Outra cena registrada pelos agentes de trânsito em Livramento é de pessoas não habilitadas e/ou menores de idade guiando veículos automotores. O registro mais recente aconteceu na Caixa D’água do Wilson, onde um adolescente foi parado pela fiscalização, conduzindo um outro menor na garupa da motocicleta. Esta infração é considerada gravíssima onde a multa para o proprietário do veículo é de R$880,41 e o veículo fica retido até a apresentação de um condutor habilitado para a remoção. Cenas de veículos estacionados em faixa de segurança para pedestres, pessoas em caçamba de veículos, entre outras infrações não são incomuns.

O Movimento Maio Amarelo é mundial e teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o mundo. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

 

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266