Iniciou, nessa semana, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. São duas estratégias que acontecem ao mesmo tempo, no período que segue até 30 de outubro.
O objetivo da vacinação contra a poliomielite é reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil e aumentar as coberturas vacinais. O grupo-alvo são as crianças de 1 a 4 anos completos. A meta é vacinar 95% das cerca de 4300 crianças santanenses na faixa etária alvo da Poliomielite.
Já a campanha da Multivacinação tem como alvo os jovens até 14 anos, 11 meses e 29 dias, com o objetivo de colocar em dia o calendário de vacina das crianças e adolescentes. “Principalmente em função da pandemia, uma boa parte da população deixou de procurar as unidades de saúde para fazer a vacinação das crianças”, frisou a enfermeira Gabriela Formoso.
Segundo Gabriela, a falta da vacina Pentavalente em vários períodos desse ano pode ter ocasionado o aumento do número de crianças com vacinas atrasadas. “Esse é o momento de pais e responsáveis levarem as crianças até a sala de vacina mais próxima para conferirem na caderneta e colocar as vacinas em dia”, lembrou. Uma mudança ocorrida esse ano diz respeito à introdução da vacina da Meningite ACWY, destinada aos adolescentes de 11 e 12 anos, no calendário. Também em função da pandemia, a cobertura vacinal está bem abaixo do esperado mas esse é o momento de atualizar essa vacina também.
Dia D
O Dia “D” de Mobilização Nacional acontecerá no sábado, 17 de outubro, quando as unidades de saúde e um posto de vacinação na Praça General Osório estarão abertos para atendimento. Durante a semana, os postos do Centro (Unidade Sanitária e PAM) atendem das 7h às 16h e os postos dos bairros (ESF’s) das 8h às 16h.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266