Percepções – 27/03/2021

0
727

Remédios políticos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o Legislativo não tolerará novos erros por parte do Poder Executivo no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Também insinuou que poderá se afastar do governo de Jair Bolsonaro caso o chefe do Executivo não melhore a forma como o governo vem lidando com a doença e, sem citar a palavra impeachment, disse que os “os remédios políticos no Parlamento são conhecidos e são todos amargos. Alguns, fatais”.

 “Pandemia é vacinar, sim, acima de tudo. Mas para vacinar temos de ter boas relações diplomáticas, sobretudo com a China, nosso maior parceiro comercial e um dos maiores fabricantes de insumos e imunizastes do planeta. Para vacinar temos de ter uma percepção correta de nossos parceiros americanos e nossos esforços na área do meio ambiente precisam ser reconhecidos, assim como nossa interlocução.”

Limite da sensatez

“Não é hora de tensionamentos. E CPIs ou lockdowns parlamentares – medidas com níveis decrescentes de danos políticos – devem ser evitados. Mas isso daqueles que precisam ter a sensibilidade de que o momento é grave, a solidariedade é grande, mas tudo tem limite, tudo! E o limite do parlamento brasileiro, a Casa do Povo, é quando o mínimo de sensatez em relação ao povo não está sendo obedecido”, disse Lira.

O recado foi dado. Precisa ser assimilado. A ideia é a união de esforços visando o que é fundamental: como salvar vidas, como obter vacinas, quais os obstáculos políticos, legais e regulatórios precisam ser retirados para que o povo possa obter a maior quantidade de vacinas, no menor prazo de tempo possível.

Idade e essência

Ao ler o Correio do Pampa, edição da semana passada, quando foi publicada a notícia referente a doação de R$120.000,00 dos irmãos Pedro e Fernando Osório para a Santa Casa, o criminalista Amadeu Weimann, relembrou Cícero, com a seguinte citação: Os homens são como os vinhos; a idade azeda os maus e apura os bons”.

Uma bela analogia. A idade potencializa a essência do caráter real das pessoas.

Revendo conceitos

Em tempos de tanta intolerância, é intolerável quando alguém muda de opinião. Em alguns casos, imperdoável. Entretanto, Cícero (63 a.C.) ensinava que rever seus próprios conceitos é sinal de evolução: “Nenhum homem instruído diria que a mudança de opinião é inconsistência”.

Para ele, a rigidez do pensamento era deplorável e considerava uma deficiência que levava a grandes erros. O que ele expressa é que mudar de opinião não tem nada a ver com inconsistência. Pelo contrário, trata-se de uma atitude inteligente, fruto de uma mente aberta.

Fraudes e furtos de energia

A RGE recuperou 31,2 GWh de energia em 2020 na Fronteira. As ações da empresa contra fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, nos municípios da região, é uma combinação de esforços dos investimentos no uso de inteligência, tecnologia e de informações que chegam pelo canal de denúncias.

As inspeções realizadas ao longo do ano resultaram em 2.366 fraudes regularizadas. Com isso, o volume de energia recuperado seria suficiente para abastecer 208 mil residências durante um mês. Entre os municípios com maior recuperação de energia na região, Uruguaiana registrou 8,6 mil MWh, ficando em primeiro lugar. São Gabriel ocupa a segunda posição com 5,6 mil MWh. Alegrete é o terceiro da lista também com 5,6 mil MWh, enquanto São Borja, com 3,4 mil MWh, seguido por Santana do Livramento, com 2,5 mil MWh, fecham o ranking.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266