Percepções – 15/05/2021

0
557

*VACINA

A Pfizer anunciou nesta sexta-feira, 14, a oficialização do acordo com o governo federal para o fornecimento de mais 100 milhões de doses da vacina contra Covid-19 desenvolvida em parceria com a BioNTech. As entregas estão planejadas para acontecer até o final deste ano.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, 35 milhões de doses deste novo acordo estão previstas para chegar ao país no mês de outubro. Com a oficialização do novo acordo, a farmacêutica americana irá fornecer 200 milhões de doses do imunizante para o Brasil ainda em 2021. A quantidade é suficiente para imunizar 100 milhões de brasileiros, já que a vacina é administrada em regime de duas doses.

*Medicamentos

O Senado aprovou projeto de lei que suspende o aumento de preço de medicamentos em 2021. O texto também determina a reversão de reajustes já aplicados em medicamentos este ano, havendo, inclusive, a restituição de pagamento já realizado. O projeto, aprovado por 58 votos a favor e 6 contra, segue para a Câmara dos Deputados. Para o autor do projeto, Lasier Martins (Podemos-RS), o projeto é uma forma de diminuir a pressão sobre o orçamento das famílias que estão enfrentando o coronavírus e, também, daquelas com doentes que demandam uso contínuo de medicamentos. Lasier ressalta ainda que o cenário é de “recrudescimento da pandemia, inclusive com o surgimento de novas cepas virais”.

*Progressistas

Prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, juntamente com Mario Augusto, Prefeito de Dom Pedrito, estiveram na cidade realizando reunião com vereadores e diretório do Partido Progressista. Os dois jovens políticos buscam proximidade com partidários, projetando as eleições do ano que vem.  Em visita ao Correio do Pampa, defenderam um processo de mudança, apoiando o senador Heinze como candidato ao governo estadual. Entre os nomes na região para concorrer a deputado estadual, está o prefeito Mario Augusto. Embora tenha sua base em Dom Pedrito, é um nome com expressão na Região da Campanha.

*Representatividade

Vamos ter que reaprender sobre a importância da representatividade na política. Enquanto continuamos sem ter um deputado por Livramento, os bageenses comemoram a ação do deputado Luiz Fernando Mainardi, o qual destinou R$ 1 milhão para a Santa Casa de Caridade daquela cidade. O recurso é o valor total que o parlamentar tinha para destinar do orçamento do Estado através de emenda. Cada deputado da Assembleia Legislativa tem direito a R$ 1 milhão de emendas individuais. Mainardi destinou a totalidade do recurso a que tem direito para o hospital de Bagé, que, segundo ele, vai gastar naquilo que julgar conveniente.

Este é o retorno do voto consciente. Não temos nem deputado, nem recursos. Uma tristeza.

*Responsabilidades

Não acho que a responsabilidade seja somente do eleitor. Começa pelos partidos que não conseguem projetar nada além de seu próprio crescimento. Na ânsia de conquistarem novos eleitores lançam candidaturas sem nenhuma possibilidade que não seja a de representar determinada sigla.  Se os políticos não conseguem se unir em torno de fortes e viáveis candidaturas, como dizer que o povo não sabe eleger?

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266