Casa de David Canabarro: a importância histórica do local que sediou a Chama Crioula em 2021
Este ano, a chegada e a guarda da Chama Crioula, aconteceram no local onde está situada a Casa de David Canabarro, prédio atualmente tombado pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e que, durante algum tempo, abrigou escolas de arte e uma parte dos objetos pertencentes ao Museu David Canabarro, hoje localizado no espaço da Estação Ferroviária.
A fim de conhecer um pouco mais sobre o lugar, a reportagem do Correio do Pampa convidou o historiador e colunista do jornal, Victor Hugo Vargas para falar um pouco mais sobre o prédio e a importância histórica do mesmo.
A HISTÓRICA CASA DE DAVID CANABARRO
Após o término da Revolução Farroupilha, em maio de 1846, o General Canabarro adquire a Sesmaria de São Gregório, localizada na costa do rio Quaraí, no Município de Sant’Ana do Livramento, onde constrói sua sede da Estância. Em suas idas e vindas à fronteira foi necessária construir uma casa na freguesia, e comprou uma área no ano de 1848 construindo uma casa, estilo colonial português, local denominado “Chácara”. Diversas gerações se sucederam e o prédio, como se tivesse uma missão a cumprir, permaneceu com a mesma feição de sua época.
A casa seria utilizada como pouso e ponto de referência para os negócios do general Canabarro no povoado. Após a sua morte (1867), o prédio foi vendido para o Comendador Cap. Antônio Mendes de Oliveira, pela quantia de onze mil contos de réis. Por morte do Comendador Mendes de Oliveira passou a seu filho Álvaro Mendes de Oliveira, e por ocasião deste à Sucessão Mendes de Oliveira.
27/07/1953 – A Casa de David Canabarro, situada a Av. 24 de Maio, tendo sido edificada em meados do século XIX e devido a sua importância Histórica e Cultural, foi tombada pelo IPHAN. A casa foi inscrita sob nº 299, a folha 50 do Livro Tombo Histórico, instituído pelo Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937. Até a data do Tombamento esse Patrimônio Histórico estava completamente esquecido.
Década de 2000 – A casa foi adquirida pelo IPHAN, iniciando sua restauração completa, com materiais que eram utilizados na época. Para isso, foram captados recursos federais para custear a reforma. O prédio seria destinado à organização de um museu que seria denominado Museu do Pampa. Porém, como não foram cumpridos os requisitos do IPHAN, o mesmo foi transferido para Jaguarão. O esquecimento continuou.
2008 – Foram transladados para Sant’Ana do Livramento, do cemitério da Santa Casa de Porto Alegre, a urna com os restos mortais do General David Canabarro, que hoje repousa no mausoléu edificado na entrada da histórica “Chácara’. Dia 26 de agosto, o translado da urna foi efetuado pelo Grupo de Cavalgadas Santanense, composto por 38 cavaleiros. Na tampa de mármore do mausoléu estão gravados os feitos mais importantes do velho guerrilheiro farrapo.
Por muito tempo a Casa continuou esquecida, porém, em 2019 a Secretaria de Cultura de Livramento retomou a reorganização da “Casa de David Canabarro” sobre sua legislação, valor patrimonial, pesquisas sobre a história e situação documental do prédio. Ainda estamos aguardando que isso aconteça.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266