Prefeita descarta entregar gestão do hospital à Cruz Vermelha
O cirurgião-dentista, Dr. Nelson Eguía, visitou Sant’Ana do Livramento, sua cidade natal, na quinta-feira (10). Com reunião marcada para debater a questão da saúde no município com a prefeita Ana Tarouco, Eguía esteve no jornal Correio do Pampa onde relatou o objetivo da visita.
Voluntário conselheiro da Cruz Vermelha do Rio Grande do Sul, o médico deseja aproximar a instituição, que disponibiliza suporte na gestão hospitalar, do município. A agenda surgiu após a prefeita Ana Tarouco apresentar, em reunião realizada no dia 20 de maio, em Porto Alegre, as dificuldades da Santa Casa de Livramento. “Eu nasci neste hospital, e o que ouvimos falar, relatos de amigos médicos e pessoas que prestam serviço para a Santa Casa, infelizmente nos entristecem muito. E essa situação me remonta o compromisso, dever e responsabilidade de na função em que estou, ter como trazer alguma contribuição para a minha cidade”, afirmou.
Dessa forma, Nelson Eguía trouxe para a reunião com o Executivo Municipal o interesse da Cruz Vermelha em assumir a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. A primeira reunião para tratar diretamente da pauta e possibilidade da Cruz Vermelha assumir o hospital foi realizada na manhã de sexta-feira (11).
A intenção é que a instituição assuma o hospital como um todo, considerando que a Cruz Vermelha do Rio Grande do Sul conta com um certificado que permite que faça a gestão de hospitais. “Temos a expertise da gestão de vários hospitais, não só no Rio Grande do Sul, mas no Brasil. […] A Cruz Vermelha chega com o seu aparato, um corpo de médicos trabalhando também como voluntários, medicamentos que são doados ou comprados, pois tem total condição para assumir esse compromisso com a sociedade de Livramento”, destacou.
Entre os principais objetivos destacados estão a reorganização na totalidade dos leitos, mesmo com o incremento que já houve nos leitos da Santa Casa, a organização da estrutura, a realização dos aportes necessários para iniciar o trabalho e fazer as atividades.
O cirurgião-dentista, que também atua como Presidente do Conselho Regional de Odontologia, ainda destacou a forma como a pandemia evidenciou a carência da saúde pública no país inteiro, pois os governantes não dão a atenção que a área merece. “A nossa saúde pública é sucateada, judiada, maltratada, e nós precisamos reverter isso. […] Vamos trabalhar forte e fazer o que for possível para que a Cruz Vermelha esteja em Sant’Ana do Livramento mudando o cenário da saúde pública do município e do nosso hospital”, ressaltou Eguía.
Apesar da situação da saúde no país, ele relatou ter a melhor expectativa possível com relação a Sant’Ana do Livramento, pois acredita que a prefeita municipal demonstra um empenho e dedicação extrema com a situação do município e grande preocupação com a saúde.
Como presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, Nelson Eguía ainda realizou visitas técnicas nos postos de saúde da cidade para verificar as condições de trabalho e qualidade dos serviços oferecidos à população. “As unidades hoje se encontram em uma situação satisfatória, há algumas coisas que podem ser melhoradas e a necessidade de realização de concurso público para a parte de odontologia”, relatou em análise das visitas realizadas.
Após uma longa reunião no Palácio Moysés Vianna, entre o Executivo e Eguía, a prefeita Ana Tarouco ressaltou que nunca esteve na mesa de negociação com a Cruz Vermelha a assunção da administração da Santa Casa. “O que estamos discutindo e ficou de certa forma estabelecido é uma parceria do Executivo Municipal com a Instituição Cruz Vermelha para apoio e suporte em temáticas de saúde. A Cruz Vermelha é uma instituição conhecida mundialmente por trabalhar na captação de recursos e, de certa forma, vai emprestar essa credibilidade para que possamos alavancar alguns projetos, tanto relacionados à Santa Casa quanto aos postos de saúde. São projetos de desenvolvimento, não passa por absoluto em questões de administração ou gestão da Santa Casa”.
Em relação às propostas apresentadas nessa primeira reunião, a prefeita ressaltou que o simples fato da Cruz Vermelha se dispor a retornar a Livramento e carimbar o seu selo de credibilidade junto ao Executivo Municipal já é algo a ser comemorado. “Possivelmente vamos estabelecer uma próxima reunião juntamente com o Comitê de Crise que trata das temáticas da Santa Casa. Temos por intenção começar essa parceria, esse desenvolvimento de projetos pelo hospital e num segundo momento migrar para os postos de saúde”, concluiu.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266