OBITUÁRIO: Felisberto Antonio Rosa Barros
Faleceu nesta quinta-feira, 11 de março de 2021, Felisberto Antonio Rosa Barros, nascido em 12/04/1946, filho de Eulália Rosa Barros e Antonio da Silva Barros, e irmão de Rubens Tadeu Rosa Barros. Felisberto saiu cedo de Livramento e foi estudar em Santa Maria, foi da primeira turma da Escola Agro Técnica da Universidade Federal de Santa Maria e, logo após a conclusão do curso entrou para a Faculdade de Veterinária da mesma universidade.
Formado, passou no concurso para Veterinário da Secretaria da Agricultura do Estado, trabalhando vários anos na cidade de Palmeira das Missões, indo posteriormente para Tupanciretã, Sant’Ana do Livramento e, por último, Santa Maria. Ele ocupou vários cargos na secretaria do estado como técnico, diretor regional, diretor do Centro de Inspetoria de Produtos de origem animal (Cispoa) e como assessor especial do secretário de agricultura, Cezar Schirmer.
Escreveu os livros “Desmame precoce de terneiros” e “Dia a dia na Fazenda”, este último dirigido aos capatazes e iniciantes da atividade pecuária baseado no curso de Capatazia rural que ministrou por todo estado.
Veterinário com alto conhecimento técnico e prático da profissão e de zootecnia. Fez curso de especialização de bovinos no intercâmbio oficial Brasil/França (ACTIM). Foi jurado, por muitos anos, em várias raças na Exposição Internacional de Esteio, e um dos pioneiros técnicos da raça IBagé, hoje Brangus.
Desde 1998, adquiriu uma chácara em Silveira Martins/RS, Santa Eulalia, nome em homenagem a sua mãe, onde realizou criações inovadoras. Espírito inquieto, além da produção de vinhos, de diferentes variedades, produziu o Vinho do porto, elogiado por apreciadores, também começou a desenvolver pesquisas da fermentação da batata retirando um hormônio estimulante de crescimento vegetal amplamente usado na soja e trigo, vendendo posteriormente a patente.
Na chácara, agregou um acervo da história dos colonizadores italianos e também inseriu templos maçônicos. Tornou o espaço um verdadeiro santuário ilhado nas áreas de devastação da floresta nativa.
Exímio atirador fez parte da equipe do tiro TRAPSM, do clube Socepe de Santa Maria, ganhando vários troféus locais e regional. Maçom grau máximo 33 na Grande Loja Oriente do Brasil sendo nomeado inspetor litúrgico, criou várias lojas e triângulos.
Amava estar no campo e até os últimos dias mesmo acometido de doença grave executava seus projetos e invenções na Chácara Santa Eulália em Silveira Martins, onde estava realizando ampliação no espaço de lazer para turistas.
Deixa a esposa Marisa Bonella Barros, casados há 50 anos, as filhas, Giovanna e Giuliana, irmão, cunhada e sobrinhos. Foi um verdadeiro guerreiro, criativo e executor, pena que a morte o tenha surpreendido relativamente cedo quando tinha vários projetos em execução.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266