Em 2021, Sant’Ana do Livramento teve uma morte a cada dois dias

0
516

A situação da pandemia de coronavírus continua preocupando em Sant’Ana do Livramento, principalmente pela aceleração dos contágios e pelo aumento considerável do número de mortes apresentado nos últimos dois meses. Somente na última quinta-feira, 25, houve 77 novos casos confirmados. Isso acontece em meio ao decreto do governador Eduardo Leite que decidiu estabelecer bandeira preta para todas as regiões do Rio Grande do Sul, o que significa que todas as regiões passaram a estar em alerta máximo por contágios, mortes e, principalmente, ocupação de leitos hospitalares.

O Correio do Pampa realizou um levantamento dos números em relação aos contágios, às mortes e também sobre as bandeiras do mapa do Modelo de Distanciamento Controlado estabelecidas pelo Governo do Estado desde maio de 2020. Essas bandeiras dizem respeito às medidas de prevenção e combate ao Sars-CoV-2 e à Covid-19. Como é possível observar no infográfico a seguir, das 43 rodadas de bandeiras até o momento, a região 3, que contempla Sant’Ana do Livramento esteve 26 vezes em categoria laranja, ou seja, risco médio de contágio. Essa classificação ocorreu, praticamente de forma constante, entre meados de maio e metade de novembro de 2020.

Sant’Ana do Livramento só foi classificada duas vezes em bandeira amarela, ou seja, com baixo risco de contágio. As únicas duas vezes que isso aconteceu foi na primeira rodada do Modelo de Distanciamento Controlado, entre 11 e 17 de maio, e na terceira rodada, entre 25 e 31 do mesmo mês. Até novembro de 2020, Sant’Ana do Livramento só ficou em bandeira vermelha, ou seja, classificada em região de alto risco de contágio, duas vezes, na rodada 6 e na rodada 15. A “sorte” do município começou a mudar a partir da terceira semana de novembro. Dali para frente, foram 12 classificações de risco alto de contágio. O período coincidiu com o aumento das temperaturas, o pós-eleições e as semanas pré-festividades de fim de novo.  Entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, apenas duas vezes a região foi classificada como de médio risco.

 

Alto risco e mais mortes

Não é coincidência que o período em que o município foi classificado quase que constantemente em bandeira vermelha também tenha sido o período em que ocorreram mais mortes. A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Sant’Ana do Livramento ocorreu em 13 de maio de 2020. Naquele momento, eram 1.900 pessoas contaminadas pelo coronavírus.

Até 31 de novembro, foram apenas sete mortes. Sete mortes em nove meses de pandemia. Em comparação com outros municípios onde a situação à época já era gravíssima, Sant’Ana do Livramento era quase privilegiada. Entre 1º de dezembro e 26 de fevereiro, ou seja, apenas três meses foram 38 mortes. Trinta e oito mortes em três meses. Um crescimento absurdamente exponencial. Só em fevereiro, por exemplo, já foram 16 mortes registradas.

Os contágios nos primeiros dois meses de 2021 também são preocupantes. No dia 2, quando o novo Governo Municipal já tinha assumido, tínhamos um total de 1.803 casos de coronavírus confirmados. Nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o número chegou a 4.030 casos. Um aumento de 223% em apenas dois meses.

Faixas etárias

Observar as faixas etárias das mortes também é importante. Das 45 mortes, 6 tinham menos de 60 anos. Outras 24 pessoas falecidas tinham entre 61 anos e 80 anos. Já os mortos com mais de 81 anos foram 15.

Bandeira preta em todo o Estado

Na última quinta-feira, 24, o governador Eduardo Leite decidiu que todo o Rio Grande do Sul passaria para bandeira preta, ou seja, todas as regiões passaram a ser consideradas de altíssimo risco de contágio. A decisão ocorreu em função do aumento de contágios, mortes e da porcentagem de leitos hospitalares ocupados. Com a mesma decisão, o governador decidiu que o sistema de cogestão de medidas estava suspenso. Esse sistema permitia que cada município pudesse adaptar as medidas da bandeira em relação à sua realidade. A partir de hoje, dia 27, todos devem seguir as determinações da bandeira preta.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266