Albergue Municipal deve ser reinaugurado ainda em novembro
O Albergue Municipal está passando por obras e será reformulado, contando também com a aquisição de novos equipamentos para um melhor funcionamento e acolhimento aos usuários.
Em prédio próprio, próximo à Secretaria de Assistência e Inclusão Social, o albergue está localizado na Treze de Maio esquina com Sete de Setembro e funciona atualmente das 19h às 07h acolhendo em média 20 pessoas por noite. No local os usuários encontram alojamentos femininos e masculinos equipados, alimentação (janta e café da manhã), banho, acesso à tratamentos de saúde e palestras.
“A nossa secretaria tem um planejamento de cumprir algumas metas até o final do ano que foram estabelecidas no ano passado. A meta maior é a reformulação do albergue, conseguimos levar ele para um local próprio onde já no ano passado fizemos algumas adequações, e esse ano com a pandemia conseguimos recursos para adequar todos os espaços que envolvem pessoas. Nós temos um público muito vulnerável, e com isso fizemos um projeto de readequar o albergue”, contou o secretário Lauro Binsfeld.
O secretário ainda ressalta que o albergue vai continuar no mesmo local, um espaço amplo, sem problemas de vizinhança e com monitoramento com câmeras, e fácil controle por ser próximo e integrado. Durante o inverno o espaço estava aberto para acolhimento 24h e contava ainda com almoço e cerca de 35 albergados, porém, de acordo com o secretário, pela melhora no clima algumas pessoas acabam não procurando o atendimento e ficando nas ruas, principalmente para não precisarem se submeter às normas.
A quantidade de usuários no inverno foi também um dos motivos da reformulação do local, “por isso nós queremos ampliar esse espaço e criar espaços diferenciados também, queremos deixar uma ala (que ainda não começamos a reforma) para familiares, um alojamento com condições mínimas para pelo menos descansarem nesse local e apoiarem sua família”, relatou Binsfeld.
Após as obras, o albergue irá contar com melhores condições para atendimento. “Temos que propiciar o melhor espaço possível para que seja acolhido dentro de um ambiente digno, que entre em um espaço onde se sinta acolhido e nós consigamos reinserir esse morador de rua na comunidade. Temos tido o apoio do CAPS onde o frequentador tem compromisso de frequentar e se tratar, e nós conseguimos já que vários fossem aceitos no retorno de suas famílias, também conseguimos encaminhar para empregos e hoje não frequentam mais o albergue. O nosso grande objetivo é a busca da recuperação desse indivíduo, para que seja reinserido na sociedade”, pontoou.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266