Velocínio Silveira será homenageado com a Comenda João de Barro

0
190

 

 

O tradicionalista santanense Velocínio Silveira- Lenço Branco, será agraciado com a Comenda João de Barro, uma das maiores honrarias que o MTG entrega a um tradicionalista.

A entrega será feita neste sábado, dia 29 de outubro, na cidade de Espumoso, durante as comemorações do aniversário do MTG, porém, por motivos de saúde e pela distância, Velocínio Silveira não se fará presente, sendo representado na solenidade pela diretoria da 18ª Região Tradicionalista.

A entrega ao tradicionalista será feita no dia 13 de novembro, em Livramento, quando acontece o 209º Encontro de Patrões, Prendas e Peões, no CTG Sinuelo do Caverá. Na ocasião, a comenda será entregue pela diretoria da 18ª RT, representada pelo coordenador Marcio Martins Davila e pelo vice coordenador Diego Santana, em nome de todos os municípios que integram a 18ª Região Tradicionalista, representando a importância de Velocínio Silveira dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, pelo legado que construiu e ainda constrói.

 

 

“Civismo está na alma do sangue de cada homem e mulher de coração puro e sadio”, Lenço Branco.

 

Velocínio Silveira “Lenço Branco”

Patrono da Semana Farroupilha de Sant’Ana do Livramento ano 2020.

Patrão de Honra da Associação de Trovadores Velocinio Silveira/Lenço Branco

Grande tradicionalista, amante da cultura gaúcha, poeta, radialista e pesquisador da história sul Riograndense. Tem como ideal a defesa da cultura gaúcha e a valorização da mocidade gaúcha, que para ele é o futuro do Movimento Tradicionalista, do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Tradicionalista dedicado, pertencente ao quadro de sócios do CTG mais antigo de Sant’Ana do Livramento, o Centro de Tradições Gaúcha Fronteira Aberta, iniciou no Movimento Tradicionalista gaúcho no ano de 1957, participando da patronagem de entidades tradicionalistas de Livramento, como o Palanque da Tradição e CTG Fronteira aberta. Dedicando a pesquisas e divulgação da cultura gaúcha, da Semana Farroupilha e os tradicionais desfiles farroupilhas, dentro das escolas do município e da própria entidade, divulgando nossa história para os jovens estudantes e aos pertencentes aos corpos de bailes e departamentos culturais dos CTGs. Poeta nato, escritor de sonetos e poesias desde os seus 12 anos de idade, possui diversas obras e livros publicados. Responsável junto a Paixão Cortes pela introdução do Terço Crioulo nas atividades da Semana Farroupilha, sendo no dia 18 de julho de 1961, em Livramento no Cemitério Municipal rezado o primeiro terço crioulo juntamente com Paixão Cortes e demais autoridades, com o intuito de reverenciar aos heróis farroupilhas, tendo sido este gravado por Paixão e sido publicado posteriormente em seu livro O Gaúcho. Apresentador do épico e marcante programa de Rádio Falando de Tradição, marcou a vida de muitas pessoas, levando através das ondas da pioneira Rádio Cultura, a história do Movimento Tradicionalista e do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266