0
210

 

 

Com o intuito de trocar o agito da cidade grande por uma vida mais tranquila junto com a família, desde dezembro de 2021 o paulista Anderson Sanches mudou com a família da cidade de Tatuí- SP para Sant’Ana do Livramento.

“Comecei a mudança em novembro, mas já passamos o Natal e Ano Novo em Livramento, junto com o senhor Genaro e a Vanessa. Estamos gostando muito, estranhamos um pouco do frio porque tiveram dias que as temperaturas foram negativas e lá em São Paulo não existe isso, porque o mais frio é 10ºc ou 12ºc. Minha esposa e meu filho adoraram, ele já conhecia aqui porque já esteve no Uruguai. E também aqui todo mundo respira cavalos, gostam do animal, como nós também gostamos”, destacou.

Além dos cavalos, Anderson Sanches trabalha com a doma de muares há 30 anos, e agora também com a criação, paixão esta que herdou do pai e que hoje é o foco do trabalho e da criação que Anderson tem no Rancho Sanches.

“Me apaixonei pelos animais e, depois que pegamos o jeito de trabalhar com as mulas, não as trocamos por cavalos, porque todo o serviço da lida se consegue fazer com as mulas, até o laço no campo. Minha esposa é apaixonada por cavalos de tração, mas eu não troco uma mula por nada”, frisou.

 

Destaque

As mulas de Anderson Sanches chamaram atenção no desfile do 20 de setembro, quando o presidente da OAB, Glênio Lopes desfilou na mula Colina, além disso, Anderson conta que sempre quando sai para dar uma volta com os animais é parado pela comunidade, que indaga sobre a criação, pois as mulas são maiores do que o tradicional da raça.

As mulas

Anderson Sanches explicou que possui no rancho mulas originárias do cruzamento de Jumento Pega com Mangalarga comum; Mangalarga paulista com Jumento Pega e Campolina com Jumento Pega.

Além disso, Anderson possui em Jumento da MAAB, uma das maiores criadoras de Jumento Pega, com animais de altíssimo padrão, da Fazenda Mula Preta, em Minas Gerais. Futuramente, Anderson pretende trazer éguas Mangalarga paulista ou mineira, para reproduzir os animais aqui na Fronteira, pois as mulas que existem no Sul são pequenas, e as que Anderson cria tem por característica ser mais altas.

O trabalho com as mulas

Segundo Anderson, as mulas são animais mais inteligentes que os cavalos, pois identificam sinais de perigo no campo, e possuem corpo leve, facilitando o trato.

Sobre a doma, ele conta que inicia o trabalho com os animais quando estes atingem os 3 anos, e para isso conta com ajuda dos filhos, que são acostumados com os animais, montando em pelo e conseguindo proezas como passar por baixo das patas das mulas e descer pela garupa. Para o trabalho com os animais, conta com a ajuda do filho Gustavo Sanches, o qual fez uma demonstração do trato para a equipe de reportagem do Correio do Pampa. O vídeo pode ser assistido na página do Facebook do jornal.

Rancho Sanches

O Rancho de propriedade de Anderson e da família, está localizado na Estrada Saturnino Martins Teixeira, 1679, no Bairro Wilson, atrás do Hotel Comodoro. O local oferece os serviços de hotelaria, trabalho com doma, casqueamento, ferragem e transporte de animais.

O desfile do 20 de Setembro

Este ano, Anderson e a família foram convidados a participar do desfile farroupilha de Livramento, o convite foi feito por Rubinho Cabreira, integrando assim, o grupo do Fogão Negrinho do Pastoreio.

“Foi uma emoção muito grande, nunca vi em toda minha vida tanta gente a cavalo e tanta gente assistindo na rua o desfile, aplaudindo e perguntando de onde vinham nossos animais. Eu fiquei muito emocionado pela quantidade de pessoas, pela recepção das mesmas, achei muito bonito, porque para o nosso lado, lá em São Paulo, não temos algo tão grandioso. Se Deus quiser, ano que vem quero participar com as carruagens e com toda minha família”, finalizou.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266