Oncoclínica participa de Encontro Nacional de Oncologia

0
191

 

No dia 17 de setembro, a Oncoclínica Livramento participou do 20º Encontro Nacional de Grupos Oncológicos, representada pela farmacêutica oncológica, Ana Carolina Aprato e pela enfermeira oncológica Priscila Prestes Osório. O evento aconteceu na cidade de Rivera, sendo organizado pela Associação Civil Mulheres Celebram a Vida, recebendo grupos de apoios a pacientes oncológicos de todo o Uruguai, além de profissionais que expuseram assuntos pertinentes ao tema do encontro, realizando uma troca de experiências entre todos os presentes.

No evento, as profissionais da Oncoclínica Livramento conversaram com os presentes sobre “Trato Humanizado do Paciente Oncológico”, assunto este que já vem sendo desenvolvido pela Oncoclínica, como uma forma de bem receber e acolher os pacientes.

Ana Carolina Aprato destaca que foi uma experiência enriquecedora, principalmente por poder compartilhar momentos entre profissionais e pacientes ao mesmo tempo, sendo que entre os presentes estavam pessoas que já encerraram o tratamento e outras que ainda estão no processo.

“Abordamos tanto a parte do atendimento com o paciente quanto a questão dos familiares, no convívio com a pessoa que está passando pelo tratamento, em como as pessoas próximas precisam ouvir e conhecer os anseios do paciente, pois muitas vezes os medos e anseios surgem porque eles não são ouvidos”, pontuou Ana Carolina.

Outro ponto abordado pelas profissionais foi o significado da palavra “câncer”, a qual muitos temem em ouvir a pronúncia, porém é uma doença que, com tratamentos e exames preventivos, é possível alcançar a cura, dependendo do caso.

“Com o avanço da medicina é possível reverter certos casos, por isso falamos muito em prevenção. O câncer de colo de útero pode ser diagnosticado com exames preventivos de Papanicolau, e os casos de câncer do reto também podem ser prevenidos com exames específicos, além de muitos outros”, frisou Ana Carolina.

 

A importância da humanização

Priscila Prestes destaca que, principalmente com pacientes oncológicos, é muito importante trabalhar de forma humanizada, pois muitas vezes os usuários já chegam com muitas dúvidas, medos e incertezas sobre o tratamento.

“Falamos tanto em humanização e às vezes fica difícil inserir na prática, porque ficamos mecanizados no que fazemos. Felizmente aqui na Oncoclínica conseguimos fazer um trabalho diferente, desde o acolhimento até o início do tratamento, tanto com o paciente quanto com seus familiares”, frisou Priscila.

As profissionais contam que é muito importante se colocar no lugar do paciente, explicar sobre o tratamento e as consequências, para que o processo seja aceito e comece a surgir uma relação de confiança entre os profissionais e o paciente.

“Nossas faculdades nos transmitem a parte técnica, mas precisamos aplicar no dia a dia o lado humano, atendendo o paciente de forma que ele se sinta acolhido”, disse Ana Carolina.

 

A Oncoclínica

Fundada em 1 de novembro de 1996, há 26 anos a Oncoclínica Livramento vem atuando na cidade, contando com uma equipe humanizada de profissionais para melhor acolher os pacientes, desde a recepção, com atendimento diferenciado para cada caso, bem como a conversa com a profissional médica e o tratamento em si. Além do tratamento, a equipe da Oncoclínica também auxilia os pacientes na resolução de questões burocráticas, como exames, trazendo mais conforto e despreocupação tanto para quem está iniciando o tratamento quanto para os familiares.

Além disso, a Oncoclínica oferece os mais modernos tratamentos com relação a quimioterapia, anticorpos monoclonais, bloqueadores hormonais, entre outros, que são tratamentos de ponta e se equivalem a tratamentos realizados em diversas partes do mundo.

As equipes trabalham respeitando todos os protocolos mundiais, baseando-se em protocolos reconhecidos em vários países, sempre primando pela qualidade e bom atendimento aos pacientes.

Farmacêutica oncológica da Oncoclínica Livramento, Ana Carolina Aprato, durante explanação sobre “Trato Humanizado do Paciente Oncológico”

 

Público presente no 20º Encontro Nacional de Grupos Oncológicos

 

Priscila Prestes Osório e Ana Carolina Aprato junto a demais participantes do evento

 

Ana Carolina Aprato recebendo o certificado de participação de Helena

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266