Santanenses alegam aumento repentino nas contas de consumo de água

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As redes sociais dos usuários da Fronteira da Paz foram “inundadas” de publicações envolvendo os valores das contas de água enviadas pelo Departamento de Água e Esgotos (DAE). Na grande maioria das publicações, os usuários relatam o aumento no valor de suas contas de forma repentina, com o aumento de mais de 100%, segundo algumas postagens. Uma das publicações, compartilhada em um grupo de compra e venda da cidade, com mais de 76 mil participantes, Gilberto Cardoso Junior compartilhou imagens da sua conta do mês de março, no valor de R$93,71 e na sequência a conta de abril, no valor de R$338,56. Um aumento de 261,28% em um mês. Em outros casos o aumento no valor chega a mais de R$700.

“Só no local que eu trabalho eu e mais sete pessoas estamos com problema esse mês. Eu gasto sempre nove metros cúbicos, alegaram que gastei 33. Minha conta nunca passa de R$96, veio R$338. Alguém mais com o mesmo problema?”, destaca trecho da publicação de Junior.

A publicação conta com 105 comentários e em 24, outros munícipes destacaram problemas semelhantes, como José Rodrigues, que comentou: “A minha era R$90, passou para R$270”. Camila Veleda teve um aumento de 738%, em sua conta: “A minha conta era R$100 e veio R$838. Oitocentos e trinta e oito reais! Um absurdo!!”. Outros comentários sugerem que os usuários procurem soluções judiciais, Procon, entre outras formas de solucionar o que, segundo eles, está errado.

 

O que diz o Departamento de Água e Esgotos?

Izabel Alvarez, diretora do DAE, comentou que os aumentos no valor das contas podem acontecer por diversos fatores, incluindo um problema chamado “Hidrômetro Trancado”: “O aumento nas contas pode ter sido ocasionado pelos seguintes fatores: Consumo; Vazamento oculto; Divergência de leitura real com a informada pelo leiturista. Pois mesmo tendo hidrômetro instalado, muitos estão “trancados”, não registrando a passagem de Água, nestes casos, o imóvel passa a ter a micromedicão que antes não tinha e por isso vários usuários acham que estão pagando mais, quando na realidade estão pagando o que consomem”, afirma.

A Diretora da autarquia comenta que os problemas na medição pode acontecer por hidrômetros antigos e é necessário avaliar caso a caso: “Muitos usuários alegam a consomem a mesma quantidade de antes, e na verdade pode até ser, mas ocorre que antes não era medida a agua que passava pelo hidrômetro, muitos são antigos e por isso estamos fazendo a substituição. Em outros casos instalamos o equipamento chamado manômetro para verificar o que ocorre se não for nenhum destes problemas mais comuns. Os usuários que precisarem mais informações, estamos à disposição para atender e prestar os esclarecimentos”, finaliza.

 

 

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