ONG Emancipa Mulher realiza atividades na Fronteira da Paz

0
240

Nesta semana a reportagem do Correio do Pampa conversou com a professora Cassiane da Costa que participa da Ong Emancipa Mulher, e explicou quais ações foram realizadas até o momento no município.

Cassiane destacou que a Ong Emancipa Mulher,  foi criada em Porto Alegre pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL), já que existia há alguns anos na capital, fazendo um trabalho com as mulheres de locais mais afastados do centro, porém em Sant’Ana do Livramento a ong iniciou no dia 8 de março, tendo a sua primeira atividade na cidade.

“Estamos iniciando esta caminhada, porque sentimos a necessidade de nós mulheres de Livramento que fazemos parte do PSOL, fazer ações voltadas a outras mulheres para discutir questões de gênero, violência contra a mulher,  enfrentamento do racismo , empoderamento, além de  discutir formas de qualificação profissional com as mulheres que são periféricas, nesse sentido é que decidimos construir a ong”, citou.

Segundo ela a primeira atividade que realizaram foi em relação ao tema pobreza menstrual, onde uma das participantes do grupo sugeriu o tema diante da situação econômica difícil que vivemos, onde muitas vezes as mulheres precisam escolher entre comprar alimento ou comprar absorventes.

“Então fizemos kits e entregamos para 40 mulheres em situação de vulnerabilidade sócio econômica de Sant’Ana do Livramento, sendo uma boa parte dessas mulheres privadas de liberdade que estão no Presídio Estadual. Juntamente com esse kit nós colocamos alguns produtos como absorventes, desodorante, shampoo, pasta de dente, sabonete e escova de dente. Além disto nós colocamos também alguns recados de mulher para mulher, no sentido de “como você é linda, não deixe ninguém te machucar”, ” você consegue alcançar tudo que você quiser”, “força, não desista dos seus sonhos”, comentou.

Ela falou que esses recadinhos foram colocados nos materiais sobre o direito das mulheres e enfrentamento da violência, sendo algo pequeno, mas simbólico para marcar o início da ong.

“Somos um grupo pequeno de mulheres, cerca de 10 mulheres estão envolvidas com a ong no momento, também temos alguns homens, que apoiam, mas a iniciativa da ong e a organização à frente da ong é somente de mulheres. Por enquanto não organizamos as nossas redes sociais, porém é possível entrar em contato pela página do facebook do PSOL Livramento, por isso quem quiser nos mandar mensagens através dali, é onde nós podemos fazer um primeiro contato. Assim que tivermos mais ações nós buscaremos o apoio das redes de comunicação local para divulgar”, relatou.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266