Ocorrências da semana

0
841

INVESTIGAÇÃO

Foragido da Penitenciária de Livramento é preso pela Força Tática

Nesta semana a Força Tática juntamente com o apoio do Canil do 2º RPMon realizou a prisão de 4 pessoas, onde uma delas era o foragido da Penitenciária Municipal de Sant’Ana do Livramento. Em entrevista ao Correio do Pampa, o comandante do 1°Esquadrão da Brigada Militar Capitão Dalcol, contou como estão ocorrendo as investigações para encontrar os outros 5 indivíduos.

O capitão conta que tinham informações que estava ocorrendo tráfico de drogas na localidade do Parque São José, e já estavam a algum tempo monitorando a localidade com o setor de inteligência da Força Tática.

“Em determinado momento surgiu a oportunidade de realizarmos a abordagem, havia um táxi que estava deslocando com alguns indivíduos, porém o taxista não tinha nada haver com a situação, era um táxi normal que eles pegaram a corrida.  A guarnição da força tática resolveu abordar e encontraram juntamente com esses indivíduos uma porção considerável de crack em torno de 50 pedras “relata.

Segundo ele posteriormente conseguiram prender os outros indivíduos que estavam esperando no local, onde encontraram 628 pedras de crack, 43 buchas de maconha, 26 gramas cocaína, 2 pedras grandes de crack 37 gramas,7 porções pequenas de crack 7 gramas, 1 Balança precisão, R$ 215,00 e $3634.

Ele fala que foram presos 3 masculinos, 1 mulher e alguns menores de idade que foram encaminhados para a DPPA. Foi identificado que um dos indivíduos presos era um dos foragidos da penitenciaria de Livramento, além disto havia um quarto homem que também estava foragido, que acabou fugindo pelo matagal.

“Não conseguimos localizá-lo, fizemos buscas durante o início da noite e as viaturas ficaram no período da noite no entorno, porém ele será localizado e em algum momento ele vai ser preso. Porém felizmente demos um desfalque bom para o tráfico e recuperamos um indivíduo que estava foragido e já se encontra na penitenciaria” comenta.

 

TRABALHO

Polícia Federal desarticula grupo estabelecido na fronteira com o Uruguai

Organização criminosa mantinha conexões em São Paulo e Santa Catarina para enviar valores ilegalmente ao Uruguai, China, Argentina e Chile

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (01), a Operação Massari, para desarticular grupo especializado nas práticas de evasão de divisas, câmbio ilegal e lavagem de dinheiro.

Cerca de 40 policiais federais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão em Sant’Ana do Livramento e 1 na cidade de São Paulo, além de executar o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilização de veículos.

A organização criminosa investigada é radicada na fronteira do Brasil (Sant’Ana do Livramento) com o Uruguai (Rivera) e responsável por intensa atividade no mercado financeiro paralelo. O grupo mantém ramificações no Estado de São Paulo e no litoral de Santa Catarina para executar o fluxo de dinheiro ilícito dessas regiões para a fronteira sul do Brasil e posteriormente para o Uruguai, China, Argentina e Chile.

Ao menos 13,5 milhões de reais em valores suspeitos foram movimentados por intermédio de contas bancárias vinculadas aos investigados (pessoais e de terceiros), nos últimos três anos. Porém, estima-se que a movimentação financeira paralela seja muito superior, visto que a maior parte das operações se dá através de dinheiro em espécie.

A investigação teve início a partir de uma apreensão de 33 mil dólares e 285 mil reais pela Polícia Federal, trazidos de São Paulo por um dos investigados, em março de 2021. Estima-se que cada um dos membros do grupo é capaz de movimentar entre 50 mil e 100 mil reais em dinheiro vivo, a cada semana.

A Polícia Federal vem intensificando o combate a crimes contra o Sistema Financeiro Nacional nas fronteiras com o Uruguai e com a Argentina. Em 2021, somente em Santana do Livramento, foram sete operações deflagradas para apurar a evasão de divisas na região. A alta demanda por dinheiro clandestino se vincula, invariavelmente, à prática de outros crimes como o contrabando, tráfico de drogas, armas e corrupção. A atuação face de operadores do mercado paralelo de câmbio é estratégica para atingir o fluxo financeiro de grandes organizações criminosas.

 

TRÁFICO

Brigada Militar prende mulher por tráfico de drogas

Na noite de terça-feira (30), os Policiais Militares do 1°Esqd de Sant’Ana do Livramento que apoiam o policiamento em Alegre prenderam uma mulher por tráfico de drogas.

Durante patrulhamento os policiais da Força Tática, abordaram uma mulher e foi localizado com ela uma pedra grande de crack, uma porção de cocaína e uma de maconha, também foram apreendidos R$841,00 reais em cédulas.

Diante dos fatos a acusada foi conduzida a Unidade de Pronto Atendimento e posterior a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro.

AÇÃO

 Policia Civil cumpre mandado de prisão em Livramento

 A Polícia Civil, na tarde de segunda-feira (29), em cumprimento de mandado de busca e apreensão, apreendeu um revólver e munições de diversos calibres na residência de L F.S.I., o qual não estava presente e responderá pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições em liberdade.

O indivíduo também é investigado por crimes no âmbito da violência doméstica. A diligência foi realizada por agentes da 1° Delegacia de Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento.

FISCALIZAÇÃO

Nesta quarta-feira (01) a Policia Civil, durante as ações inerentes aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher “, as escrivãs Andrea e Patrícia da Polícia Civil de Santana do Livramento acompanharam integrantes da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar nas fiscalizações às medidas protetivas vigentes.

 

CRIME

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Brasília

Nesta quinta-feira (02), a Policia Civil recebeu informações que um indivíduo estaria traficando e de posse de coletes balísticos, além de uma arma de fogo para efetuar assaltos no Bairro Brasília. Ao chegarem no local os policiais abordaram o indivíduo e acabaram encontrando uma porção aproximada de 50g de maconha, um colete balístico com capa, uma munição calibre 32, uma balança de precisão, 02 celulares, e duas toucas ninja.

Além disto foi identificado um veículo Ford Fiesta que estava constado como furtado, o homem foi encaminhado até a DDPA de Livramento, onde foi determinado voz de prisão.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266