Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino
No dia 29 de novembro, a Câmara Municipal de Vereadores de Livramento realizou, no Plenário João Goulart, a solenidade alusiva ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, que atende ao requerimento aprovado, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Enrique Civeira.
O Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino é uma data comemorativa, instituída pelas Nações Unidas, para lembrar o aniversário da Resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 29 de novembro de 1947, que aprovou, sem consulta aos habitantes locais, o Plano de Partição da Palestina.
Em decorrência da data, a reportagem do Correio do Pampa conversou com o Presidente da Sociedade Árabe e Palestina Adib Hanini e com sua esposa Jamila Hanini, que estiveram presentes na solenidade e contaram um pouco sobre a história do povo Palestino na Fronteira da Paz.
HISTÓRIA
No dia 29 de novembro, foi marcado mais um ano que se faz alusão a Solidariedade pela causa ao povo Palestino, além disto é necessário destacar que uma das maiores comunidades de palestinos, vive hoje na Fronteira da Paz, há mais de seis décadas, contribuindo de forma significativa em vários aspectos, seja econômicos, culturais, intelectuais para ambas as cidades vizinhas de Sant’Ana do Livramento e Rivera.
Com aproximadamente mais de 100 famílias atualmente vivendo na Fronteira, é possível destacar que o ramo de maior concentração é o comércio, porém, a maioria dos filhos das primeiras e segundas gerações de palestinos, são profissionais liberais de ramos variados, dentre eles advogados, médicos, farmacêuticos, engenheiros, contadores, jornalistas, dentre outros.
A maioria dos palestinos residentes na Fronteira são muçulmanos (seguidores e praticantes da Religião Islâmica), mas há também uma parcela de cristãos palestinos e praticantes de outras crenças, mostrando a diversidade, respeito e boa convivência entre todos. Atualmente existe uma sede da sociedade, denominada “Sociedade Árabe e Palestina de Sant’Ana do Livramento”, onde costumam se reunir quando necessário, em Eventos religiosos, patrióticos e de lazer (antes da pandemia).
Por ser uma comunidade de maioria muçulmana, a cidade também comporta uma Mesquita há mais de duas décadas, aberta a todos os praticantes da Fé Islâmica, seja de origem árabe ou não, aberta diariamente todos os dias da semana para a prática das 5 orações, juntando aproximadamente mais de dez etnias, dentre homens, jovens e mulheres.
GRATIDÃO
O povo palestino é muito generoso e grato, já que tem um imenso carinho e respeito pelo povo brasileiro, em especial, os santanenses e riverenses, pelo acolhimento e respeito que sempre tiveram com a comunidade.
Existe uma harmonização do povo da fronteira com os palestinos que vivem aqui, simpatizando-se e defendendo a causa de um povo injustiçado, sensibilizando muitos que conhecem suas histórias tristes de luta, por serem forçados a sair de seu país de origem, refazendo aqui suas vidas e novas conquistas, neste lugar, que para o povo palestino, é a Fronteira mais irmã do mundo.
SOLENIDADE
No dia 29 de novembro estavam presentes na Câmara de Vereadores várias autoridades do Legislativo, bem como o Presidente da Sociedade Árabe e Palestina de Livramento Adib Hanini. Após os discursos, foram feitas homenagens aos representantes da 1 º Geração de Palestinos da cidade, ao Centro Islâmico de Sant’Ana do Livramento, e a Nova Geração de Palestinos Brasileiros. Após as homenagens, no fim da solenidade foi entregue uma placa pelo Presidente da Câmara Enrique Civeira, para a Sociedade Palestina.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266