Semana Binacional de Inovação iniciou no sábado (30)

0
68

Iniciou no sábado, dia 30 de julho, a Semana Binacional de Inovação, a qual reunirá universidades, empresas, representantes do setor público e membros da sociedade civil de Livramento e Rivera, em uma intensa programação, que se estende até o dia 05 de agosto.

A 1ª Semana Binacional da Inovação é uma das ações que surgem como resultado do processo de formalização do Ecossistema Binacional de Inovação, Área B, e do Pacto pela Inovação, assinado em 2021 por atores das duas cidades gêmeas.

Sob o lema “Inovar juntos para crescer”, a atividade procura promover a cultura da inovação e do empreendedorismo nas duas cidades com a convicção de que são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do território.

A abertura do evento acontece junto ao último dia do Festival Binacional de Enogastronomia, que simbolicamente passará o bastão para a Área B para que, nos próximos dias, convoque e aproxime os fronteiriços em nome da inovação.

A programação é ampla e diversificada, incluindo mais de 40 atividades previstas para os sete dias, ultrapassando 60 horas de programação que contempla palestras, oficinas, feira, minicursos e muitas outras atrações gratuitas voltadas para diversos públicos, de crianças a adultos. Na correalização participam 23 atores de todas as hélices do ecossistema e mais de 60 voluntários. Devido à binacionalidade e interinstitucionalidade, as atividades serão realizadas em ambos lados da Fronteira.

No sábado  (30), à noite, foi realizado o encontro “Empreendrinks”, uma atividade voltada para empreendedores, onde será realizada uma batalha de pitchs, muita troca entre atores do ecossistema e drinks. O evento acontece na Pizzaria Marchi, e está a cargo da Associação Gaúcha de Startups.

Outro destaque da programação é a conferência “Criatividade que gera Inovação” do jornalista, professor e empresário Marcelo Pimenta, reconhecido por sua capacidade de sensibilizar e envolver as pessoas em assuntos relacionados à inovação. A atividade será realizada na segunda-feira, dia 1º de agosto, às 18h45, no auditório da Unipampa, estando enquadrado no evento Conexão Pampa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae. Nesse mesmo dia, às 21h, a mesa “Ecossistemas: dificuldades e aprendizados” será realizada pelo palestrante Albano Mayer, integrante do ecossistema de inovação da cidade de Lageado, e convidados.

Na terça-feira, dia 2 de agosto, às 19h, no auditório da Unipampa, será realizado o escritório “Descomplicando Inovação/Cadeias Produtivas, Inovação e Desenvolvimento Regional”, voltado para o público em geral, estudantes universitários e agentes públicos, organizado em conjunto pela UTEC e Unipampa.

Outras atrações que se destacam é a Feira Binacional do Trabalho que acontecerá no Centro de Inovação da UTEC, no dia 3 de agosto, das 9h às 19h, onde mais de 10 empresas estarão presentes, além de membros da Câmara Uruguaia de Tecnologias da Informação (CUTI) e participantes da região. O objetivo é aproximar empresários do setor de tecnologia e indústrias de estudantes universitários da fronteira e da comunidade em geral.

Na quinta-feira, dia 4 de agosto, haverá uma série de atividades voltadas para os alunos, desde a escola até os universitários, com início pela manhã na Unipampa, quando o Sebrae desenvolverá várias palestras e jogos voltados para escolares e alunos do ensino médio. À tarde, será realizado o Hackate na Área B na UTEC, uma feira educacional no Pólo de Ensino Superior, e uma série de minicursos e oficinas na UTEC e no Instituto Federal Sul-Riograndense. (IFSUL).

A programação completa, com todos os horários das atividades, pode ser encontrada no endereço eletrônico https://areabinacional.com/sbi/.

Deixe um comentário