Santanenses homenageiam Dr. Antonio Guerra

O médico faleceu após lutar contra um mieloma múltiplo
0
714

O médico santanense Dr. Antoninho Guerra, como era carinhosamente conhecido, faleceu vítima de mieloma múltiplo na noite de terça-feira, 15, aos 77 anos.

Antonio Guerra Soares, que atuava como cirurgião geral, lutava há 10 anos contra a doença, um câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. Vindo de uma das famílias mais tradicionais de Sant’Ana do Livramento, com nome na atividade agro-pastoril e pecuária, antes de estudar medicina, o médico ainda atuou como operador de áudio na Rádio Cultura.

O funeral do Dr. Antoninho Guerra foi realizado no São de Atos da Unimed pela empresa Ângelus para despedida restrita aos familiares, e o corpo do médico foi transportado para o Crematório Metropolitano em Porto Alegre.

Lembrado pelos santanenses como um médico que exercia sua profissão com amor, Antonio Guerra atendeu pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante quase 40 anos, na agência central do INSS.

“Sempre foi um excelente amigo. Me tratava de forma extremamente gentil e afável. Nas nossas conversas informais, quando nos encontrávamos, me contava com indisfarçável alegria, o período em que trabalhou como Operador de Áudio. E o fazia absolutamente por satisfação pessoal, como um hobby, eis que o espírito do rádio o fascinava”, comentou Antonio Carlos Cunha Valente.

A notícia de seu falecimento fez com que diversas homenagens e lembranças fossem publicadas nas redes sociais. Entre elas, uma mensagem do também médico, Dr. Tiago Lopes, que afirmou: “Medicina e comunidade santanense de luto pela partida ao plano espiritual do Dr. Antoninho Guerra! Da minha parte, sem palavras para agradecer o carinho e o apoio profissional quase paternal durante esses anos todos. Sentimentos à família e amigos!”.

Já Marcos Coitinho relembrou que o Dr. Antoninho operou seu pai nos anos 70 e ele em 1997, quando apesar de morar em Cachoeira do Sul, fez questão de vir a Sant’Ana do Livramento para ser operado pelo cirurgião. “Sempre que nos encontrávamos era a mesma pergunta: ‘e aí Coitinho, como estás?’. Sant’Ana do Livramento perde um grande médico, um cidadão respeitável, e um ser humano maravilhoso. Descanse em paz querido Dr. Antoninho!”, ponderou.

O jornal Correio do Pampa lamenta o falecimento do grande médico e santanense Dr. Antoninho Guerra e transmite os pêsames para a família.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266