Ocorrências em relação à família aumentaram com o isolamento social
Até a semana passada, respeitando os decretos de calamidade pública que visam à prevenção ao coronavírus, o Conselho Tutelar de Sant’Ana do Livramento estava atuando preferencialmente por telefone, tendo retornado ao atendimento em sua sede esta semana. Buscando entender como vem sendo realizado esse trabalho e quais as principais demandas do Conselho Tutelar, a reportagem conversou com os conselheiros Romário Coelho, Débora Sinara, Nadia Santana e Karen Araújo. A também conselheira Sueli Rieffel está afastada de suas atividades por fazer parte do grupo de risco de contágio pelo coronavírus.
CPAMPA: Como o Conselho Tutelar tem atuado no contexto do isolamento social e da prevenção ao Coronavírus?
Conselheiros: Estamos atendendo ao público em meio expediente, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h em nossa sede, com o uso de máscaras, higienização constante e evitando aglomerações. Também estamos fazendo agendamentos para o atendimento.
CPAMPA: Quais os tipos de ocorrência mais atendidos pelo Conselho Tutelar?
Conselheiros: As ocorrências são bem mescladas, mas podemos citar questão de guarda, negligência, maus tratos, suspeita de abuso, falta de responsabilidade com os filhos. Também atendemos notícias falsas, de pessoas que relatam uma determinada situação e quando chegamos acabamos descobrindo que se trata de desavenças entre vizinhos.
CPAMPA: Após o incêndio na sede, como estão atualmente as condições de trabalho dos conselheiros tutelares?
Conselheiros: O incêndio nos causou um grande problema, pois perdemos arquivos e computadores. Atualmente trabalhamos com doações, materiais e equipamentos emprestados, ainda nos faltam coisas básicas, como arquivo, armários, mesas. Aguardamos o recebimento de um kit vindo através de emenda parlamentar articulada com a Associação dos Conselheiros do RS. Receberemos computador, carro e equipamentos novos.
CPAMPA: Como a população pode entrar em contato com o Conselho Tutelar?
Conselheiros: Através da sede localizada no Centro de Referência da Mulher Professora Deise, na Rua dos Andradas, 1157, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e do número de plantão do Conselho Tutelar: 98456-8044, ou, ainda, para o Disque 100, 24 horas por dia. Procurem-nos sempre que presenciarem crianças correndo risco ou que tiverem seus direitos sendo podados.
CPAMPA: O número de ocorrências em geral aumentou com as pessoas ficando mais tempo em casa?
Conselheiros: O número de ocorrências aumentou em relação à família em geral, com casos de agressão contra criança, adolescente, mulher e idoso. Lembramos sempre que a atuação do Conselho é destinada às crianças. Muitos casais brigam e procuram o Conselho para casos de Maria da Penha, por exemplo, mas nós garantimos exclusivamente os direitos das crianças e dos adolescentes. Também estamos orientando os pais que não circulem com as crianças, principalmente os que têm guarda compartilhada.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266