Celebração de Corpus Christi retorna após dois anos suspensa
A tradicional celebração de Corpus Christi em Sant’Ana do Livramento já está com tudo pronto para ser realizada. Segundo os organizadores, este ano a celebração retorna a acontecer após dois anos sem atividades presenciais por conta da pandemia de Covid-19. Para marcar o retorno da celebração de maneira presencial, haverá uma união entre igrejas e paróquias. Os preparativos já estão acontecendo para a atividade na quinta-feira (16).
A pandemia do coronavírus, que faz igrejas e devotos se adaptarem a novos ritos e com a liberação das atividades, o Padre da Paróquia Santa Terezinha, Alex José Kloppenburg, que contou como se dará o evento. “O Corpus Christi é uma data móvel, sempre é contada a partir da páscoa, como a ascensão é 40 dias depois da páscoa, Pentecostes 50 dias depois da páscoa e Corpus Christi sempre 60 dias depois da páscoa. É uma tradição na igreja católica desde a idade média, no século XIII, de neste dia se levar o corpo de Cristo para rua aí se fazem tapetes, se fazem homenagens. É o dia que o corpo de Deus Sai pra rua, carregado pela comunidade e normalmente é uma missa Festiva”, destaca.
Para marcar a primeira celebração presencial de Corpus Christi, desde o início da Pandemia, a Igreja Matriz, Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Santa Terezinha realizarão a missa em conjunto. “Em Livramento nos últimos anos, antes da pandemia, em cada ano era feito de uma paróquia. Neste ano de 2022, vamos retomar e a missa vai ser aqui na Paróquia Santa Terezinha, será campal, se o tempo permitir, às 15h. Pela parte da manhã o pessoal vai confeccionar os tapetes, serão 100 metros de tapetes na rua Duque de Caxias e depois da missa, às 16h vamos levar a imagem de Cristo até a Igreja do Rosário, vamos sair em procissão pela rua Duque de Caxias, rua 24 de Maio, avenida Almirante Tamandaré e na frente da igreja do Rosário será dada a benção ao Santíssimo Sacramento. Este ano nós vamos estar em comunhão com o congresso Eucarístico nacional que vai acontecer em novembro em Recife, que também foi adiado por dois anos por causa da pandemia que tem como tema: Pão em todas as mesas, que também será o nosso tema a ser refletido durante a procissão e na missa de Corpus Christi”, pontuou.
Como a celebração não ocorria desde o início da pandemia, o primeiro evento de retorno acontecerá em união. No ano de 2023, acontecerá na Igreja do Rosário. O convite se estende para todas as comunidades do município, interior e Rivera. Lembrando que no Uruguai não é feriado.
“Recentemente celebramos a festa de Santo Antônio, que houve uma pequena procissão já estamos organizando algumas festas juninas das Comunidades com as crianças da catequese e no último domingo fizemos na Santa Rosa, com muita gente. Um momento que o povo estava esperando, de alegria e de gratidão porque nós chegamos até aqui e muitos não chegaram aqui, em Livramento mais de duas centenas não chegaram onde nós estamos hoje, então vamos agradecer”, destaca Kloppenburg.
Além da atividade de Corpus Christi, haverá uma coleta de alimentos não perecíveis para a entrega às pessoas carentes: “A igreja tem seu lado social, com arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios, alimentando os corpos das pessoas que passam fome e necessidade, seja através de marmitas, cestas básicas, armazém da caridade, arrecadação de roupas usadas vendidas a preço simbólico ou doada”, finaliza.
Agenda de junho da Paróquia Santa Terezinha:
Dia 11: Missa Com. Santa Rita de Cássia 17h30 e Terço na Gruta 18h15
Dia 12: Missa Com. Maria de Nazaré 8h45
Dia 13: Procissão de Missa de Santo Antônio, às 18 horas, na Vila Julieta
Dia 16: CORPUS CHRISTI com missa às 15 horas
Dia 17: Missa de Páscoa na Com. São José Vila Emília às 17h e Celebração Ecumênica, Igreja do Rosário, às 19h30
Dia 18: Missas nas Comunidades Nossa Senhora do Rosário de Fátima às 16h e Nossa Senhora de Fátima 17h30
Dia 19: Missa na Com. Santo Antônio 8h30
Dia 22: Missa Com. Santa Rita de Cássia 18h
Dia 23: Missa Com. Santa Rosa de Lima 17h30
Dia 24: Missa na Com. Sagrado Coração de Jesus 16h e Com. Nossa Senhora Aparecida 18h
Dia 26: Missa na Comunidade Jesus Bom Pastor, Vila Progresso, às 16h
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266