Operação Agro Hórus é apresentada em Livramento pelo Comandante da Brigada Militar

0
463

O Comandante Geral da Brigada Militar Coronel Cláudio dos Santos Feoli esteve presente na sede do Sindicato Rural em Livramento nesta sexta-feira (3). Sua visita à cidade foi para realizar a apresentação da Operação Agro Hórus, que acontecerá em Sant’Ana do Livramento e mais 136 cidades do Estado. O evento contou com a presença de representantes das forças de segurança de Livramento, prefeito em exercício, Evandro Gutebier, vereador Thomaz Guilherme representando a presidência da Câmara de Vereadores, e outras autoridades representando municípios da região.

A Operação Agro Hórus mantém algumas atividades e ações da Operação Hórus, em atividade desde 2020. Com os indicadores de criminalidade no Estado em queda, a Brigada Militar passa a focar nas áreas rurais dos municípios, onde os crimes transfronteiriços, como contrabando, descaminho e furto de gado está entre os principais focos, bem como os crimes graves como cárcere privado e sequestro de bens e pessoas. Para isso, os 137 municípios receberão investimentos para ação, além de emprego de efetivos especialmente para a operação. Até mesmo com emprego de forças especiais como o BOPE e aeronaves para combate.

A tecnologia será uma aliada à Operação Agro Hórus, pois segundo destacado pelo Comando da BM, está sendo finalizado a implementação de um software, onde mesmo sem conexão com a internet, o policial poderá utilizar recursos com o cadastro de marcas de animais, localização via satélite, entre outros recursos poderão ser aplicados, facilitando a localização dos objetos de furto e, consequente, localizando os autores.

O Comandante Geral da Brigada Militar Coronel Cláudio dos Santos Feoli, em sua apresentação destacou a importância do apoio da comunidade nesta Operação. “Nós contamos com a colaboração dos produtores, que em caso de furto ou alguma ação, realize o registro junto à Polícia Civil pois o nosso modelo de gestão atual é de resultados, por isso é importante termos os números de registros para podermos empregarmos nossos esforços, atuando sobre eles. Temos uma espécie de cifra negra, onde os números na zona rural podem não refletir a realidade, por não realizar o registro não podemos ter a certeza de efetivamente está diminuindo a incidência de casos, ou se não está sendo realizado o registro de pequenos furtos em Fazendas. Necessitamos o auxílio dos moradores dessas localidades para atendermos e com os dados enviarmos mais apoio para a região afetada”, pontua.

O Tenente Coronel Márcio, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste (CRPO-FO), destacou a importância da presença do comando da BM na cidade e apresentando a Operação. “Divulgamos a apresentação para que mais pessoas conheçam este trabalho da Brigada Militar, buscando a entrega da sensação de segurança aos moradores também da zona rural”, frisou.

Luiz Carlos D’Áurea, presidente do Sindicato Rural de Livramento, comentou que a busca por segurança no interior do município é antiga, mas que por falta de registros, uma delegacia especializada em abigeato foi inaugurada em Alegrete e não em Livramento. “Nós levamos essa demanda para o então vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, onde nos indicadores tinha Livramento com menos registros de abigeato e crimes rurais do que outros municípios. Realizamos uma mobilização com os demais membros da entidade para que fosse registrado todo o tipo de crime, desde o furto de um animal, quanto 100 animais. Prestamos o nosso apoio, recebendo os telefonemas e iniciando um pré registro das ocorrências, caso o homem do campo não venha até o a região urbana do município”, finaliza.

A Operação Agro Hórus apresentada nesta semana será lançada no dia 1º de julho.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266