Ocorrências da Semana 15 – 21 de maio

0
406

AÇUCAROU

Polícia Federal deflagra operação de combate a evasão de divisas e contrabando de mel

A Polícia Federal deflagrou, nesta semana, a Operação Iratim II, de combate à evasão de divisas e o câmbio paralelo, com foco em um grupo especializado no contrabando de mel através da Fronteira com o Uruguai. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Livramento e São Gabriel, além do bloqueio de contas bancárias, de bens imóveis e de veículos. A ação deriva da identificação de sistemática criminosa voltada ao contrabando de mel, consequência da Operação Iratim I, deflagrada em agosto de 2021. Ao que as investigações revelaram uma remessa de dinheiro ao exterior por parte de empresários do ramo da apicultura tem como principal objetivo fomentar a importação irregular de mel, realizada por intermédio da fronteira entre Livramento e Rivera.

A Operação Iratim II teve como foco principal dois empresários do ramo da apicultura radicados em São Gabriel, suspeitos de incrementarem sua produção com mel oriundo de contrabando. Os empresários se aliaram a um grupo de pessoas de Livramento, que era responsável pelo recebimento e remessa de valores ao Uruguai, para pagamento de fornecedores de mel daquele país, e pela posterior internalização clandestina do produto. Segundo apurado pela PF, houve a remessa ilegal de mais de R$ 3,2 milhões ao exterior por parte dos investigados, os quais foram utilizados no fomento desse mercado clandestino. De forma estimada, essa prática seria a responsável por um incremento ao menos 15% no abastecimento de mel da empresa dos investigados.

Os valores e percentuais envolvidos nessas práticas são potencialmente maiores, notadamente pelos indicativos de que o esquema de contrabando de mel seja ainda mais abrangente. Assim, além da neutralização patrimonial dos suspeitos, a operação tem como objetivo o aprofundamento das investigações, para identificação de outros envolvidos. A identificação das atividades de contrabando investigadas foi potencializada pelo mapeamento do mercado informal de câmbio e das atividades de operadores do mercado financeiro paralelo. A Polícia Federal vem intensificando o combate a crimes contra o Sistema Financeiro Nacional na fronteira. A partir dessas investigações, são identificados os fluxos financeiros de outros crimes como o contrabando de mel. O nome da operação remete a uma espécie de abelha conhecida por se apropriar do ninho e do mel de outras abelhas.

 

 

 

CASO PARECIDO

Homens se passam por Policiais Federais para realizar assalto em residência

A Brigada Militar foi acionada nesta semana para ir até a rua Getúlio Vargas, no bairro Armour, para atender uma ocorrência de assalto, onde uma família foi surpreendida por um grupo de homens armados que realizaram assalto no estabelecimento se passando por policiais. Segundo relato, foram quatro indivíduos que chegaram no estabelecimento armados e se identificaram como policiais federais, tendo sua entrada facilitada no local por este motivo e anunciando o assalto e em seguida rendendo a família, solicitando que entregassem os objetos de valores e dinheiro que havia no local. Os assaltantes intimidaram os membros da família com ameaças e roubaram uma quantia de aproximadamente 1200 reais, uma camionete Ford/Ranger, um drone e câmeras de segurança que haviam no local.

Os criminosos fugiram levando todos os pertences das vítimas e buscas estão sendo realizadas para tentar localizar esses indivíduos. A Brigada Militar encaminhou as vítimas até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento onde foi realizado o registro da ocorrência. O veículo da família foi localizado no mesmo dia do fato, depois de ser abandonado pelos homens na rua Nazareno Cenerelli, nas proximidades do local. A autoridade policial determinou que fosse feita a perícia no veículo para tentar localizar as impressões digitais dos autores do roubo a residência com restrição de liberdade às vítimas. Agentes do setor de investigações da Polícia Civil e do setor de inteligência da Brigada Militar seguem em diligências para tentar localizar os autores e esclarecer o fato.

 

 

Desdobramentos

Nove pessoas são indiciadas pela Polícia Civil por ataque a empresário em Livramento

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia Livramento, sob a coordenação da Delegada de Polícia Giovana Muller, remeteu inquérito policial indiciando nove indivíduos por organização criminosa, tentativa de homicídio qualificado (contra policiais militares), roubo triplamente majorado (com curso de pessoas, restrição da liberdade e uso de armas raspadas), receptação de veículo e adulteração de sinal identificador, no caso de um assalto, ocorrido no mês de abril contra um empresário e sua família na região do bairro Jardim Europa.

Foi apurado que um indivíduo uruguaio foi considerado o autor intelectual do crime. Este, juntamente com outro indivíduo santanense, definiu e monitorou o alvo e contatou um presidiário da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), que contatou outros quatro indivíduos da região metropolitana para a execução do crime. Foi destacado ainda, que o filho e a companheira deste indivíduo uruguaio considerado o mentor do crime, também tiveram participação no crime.  A ação resultou com quatro criminosos, que estão presos preventivamente, um ainda segue foragido e outro foi morto durante confronto com os policiais militares na ocasião.

PASTOREIO

Polícia Civil recupera 26 ovelhas horas após serem subtraídas em Livramento

A Polícia Civil realizou nesta semana, por intermédio do Núcleo de Combate ao Abigeato da 12ª Delegacia de Polícia Regional do Interior em Livramento, a recuperação de 26 ovelhas subtraídos de uma propriedade rural menos de 24 horas após o registro.

Imediatamente após o registro do crime na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento onde o autor relatou que os ovinos haviam sido levados de sua propriedade, na região da Mangueira Colorada por duas pessoas, sem qualquer tipo de arrombamento. Os Agentes Policiais investigação acerca do suposto destino dos animais, encontrando os animais escondidos em uma moradia distante cerca de 15km do local do fato. Os autores do delito não foram localizados na ocasião.

O valor total dos animais recuperados é de aproximadamente R$12.000. O Núcleo de Combate ao Abigeato da 12ª. DPRI solicita que delitos de abigeato sejam comunicados ao órgão policial, e ao telefone: 55-98428-0334 para eventuais denúncias.

 

POR POUCO

Homem tem casa alvejada por disparos no Prado

Foi registrado nesta semana na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), uma ocorrência de disparo de arma de fogo. Segundo a ocorrência, a vítima, comunicou que acionou a Brigada Militar, após sua casa ser alvo de, pelo menos, três disparos. Os policiais foram acionados através da sala de rádio para verificar a situação em uma residência na rua Romangueira de Oliveira. No local, a vítima informou que após escutar barulhos no telhado de sua casa, foi até a frente da residência verificar, onde avistou três indivíduos bebendo e atirando pedras contra a residência.

O Proprietário solicitou que os homens se retirassem do local, o que foi realizado pelos homens no momento. O proprietário da residência, acreditando que estaria solucionado, retornou para o interior da casa. Menos de cinco minutos após a solicitação do morador, um carro de cor cinza, identificado como um GM Corsa passou efetuando, pelo menos, três disparos na residência e fugou em alta velocidade. A guarnição da Brigada foi até o local e constatou o fato, um dos disparos passando próximo a uma das pessoas que estavam no interior da residência. Um dos suspeitos de autoria do fato foi reconhecido e identificado, entretanto os outros não tiveram suas identidades anexadas na ocorrência.

Polícia Civil cumpre Mandados de Prisão Preventiva em Livramento

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Livramento, sob a coordenação da Delegada de Polícia Giovana Muller, realizou o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva. O primeiro em desfavor de A.T., de 30 anos e o segundo em desfavor de L.G.S.B., de 21 anos. Os quais no dia 4 de fevereiro, praticaram em comunhão de esforços e acordo de vontades, um roubo a mão armada a um estabelecimento comercial da cidade, na região do Prado. A dupla possui uma extensa ficha criminal e teriam vindo à cidade apenas para cometerem ilícitos. Com essas prisões, agora o Inquérito Policial referente ao crime, será concluído no prazo legal e posteriormente remetido ao Poder Judiciário.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266