Ocorrências da Semana 01 – 07 de maio
DESDOBRAMENTO
Homem suspeito de ser o mentor de crime contra família de empresário é preso
Nesta semana, a Polícia Civil, através de agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu mandado de prisão preventiva de A.Q.G, 45 anos, suspeito de participar de roubo com restrição da liberdade contra família de um empresário. O homem é suspeito de ser o mentor do crime e se entregou à polícia.
O fato aconteceu no dia 12 de abril, quando quatro homens invadiram a residência do empresário em busca de dinheiro e objetos de valor. A Brigada Militar rapidamente chegou ao local após ligações de policiais que moram na região pedirem apoio. Na ocasião, um dos envolvidos foi morto após troca de tiros e um segundo foi ferido. Um terceiro homem foi preso ainda no interior da residência e um quarto, que estava de motorista fugiu momentaneamente. Após 24 horas do fato a Polícia Civil apresentou outras pessoas que estariam envolvidas no crime, incluindo o motorista do grupo.
Após as diligências de praxe, o indivíduo acusado de ser o mentor foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento à disposição do Poder Judiciário.
RENASCIMENTO
Santanense compartilha relato de acidente após falha mecânica em veículo
Nesta semana, um capotamento foi registrado na rua Dr. Adalgiso Ferreira, no bairro Tabatinga. Andressa Dutra, condutora do veículo, contou que estava conduzindo seu carro, um Chevrolet Corsa, quando perdeu o controle do veículo e capotou por três vezes até parar em frente a uma residência. Segundo Andressa, o problema mecânico que ocasionou o acidente foi o rompimento do pivô, que ocasionou a perda da conexão das rodas com o sistema de direção, fazendo com que o carro perdesse totalmente o controle.
A Brigada Militar atendeu a ocorrência e a ambulância do resgate do Corpo de Bombeiros efetuou o atendimento de primeiros socorros à Andressa, que sofreu escoriações leves na região da face. Ela foi levada à Santa Casa de Misericórdia para a realização de exames e passa bem. Ela agradeceu à Deus por ter saído praticamente ilesa do acidente: “Foi a pior sensação da minha vida. Pânico, medo, desespero e a sensação de estar confinada no veículo. Agradeço à Deus, Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros”, comenta.
F
DIFUSÃO VERMELHA
Mulher procurada pela Interpol é extraditada pela PF em Livramento
A Polícia Federal executou, nesta semana, a extradição de uma brasileira foragida da Justiça Estadual pelo crime de tráfico de drogas. A presa tem 31 anos e foi condenada no Brasil após ter sido presa no município de Dom Pedrito com drogas, dinheiro, materiais para consumo e caderno com anotações do tráfico em sua residência.
A brasileira havia sido capturada no Uruguai após ter seu nome incluído na Difusão Vermelha da Interpol e foi encaminhada para o Presídio Estadual de Dom Pedrito para o cumprimento da pena, estabelecida pela 2ª Vara Judicial do município. O procedimento de extradição envolveu a Delegacia de Polícia Federal em Santana do Livramento, a polícia uruguaia e a Representação da Interpol no Uruguai.
Ainda nesta semana, a Polícia Federal cumpriu, um mandado de prisão para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal. O preso é cidadão uruguaio, tem 62 anos, e constava na lista de procurados internacionais “Difusão Vermelha”, da Interpol. Segundo as informações da Interpol, o foragido realizava a venda de produtos médicos contrabandeados, por meio de suas redes sociais, contrariando as normas penais uruguaias relacionadas à saúde pública e as leis aduaneiras do seu país. No Uruguai, o preso foi condenado por contrabando, venda de substâncias perigosas para a saúde e venda de substâncias de saúde por pessoa não autorizada.
GOLPE
Homem é vítima de estelionato em rede social após compra de fogão
Foi registrado nessa semana um registro de golpe na rede social Instagram. Um homem, que teve a identidade preservada, viu um fogão à venda no perfil de um amigo. Acertou a compra do eletrodoméstico por R$650 e realizou o pagamento de R$400 como entrada do produto, através do Pix. Depois da confirmação da transação não suspeitou de nada. No outro dia, a vítima entrou em contato através do WhatsApp com o amigo, revelando que o seu perfil do Instagram havia sido Hackeado e quem alguém estaria aplicando golpes usando seu nome. O CPF onde foi realizado o envio é de fora do Rio Grande do Sul e por este motivo não foi possível localizar o suspeito.
UNIÃO
Ação integrada mobiliza Forças de Segurança no combate à exploração sexual no RS
Foi deflagrada nesta semana uma força-tarefa integrada para prevenir e combater a exploração sexual de crianças e jovens no Estado. Com participação de instituições da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da União, além de apoio do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário, foram realizadas fiscalizações e abordagens em 68 municípios do Rio Grande do Sul.
A Polícia Civil liderou a iniciativa com efetivos de 16 Delegacias de Proteção à Criança e Adolescente, também participaram 13 delegacias especializadas de atendimento à mulher (DEAMs). A ofensiva também visa a fortalecer a cooperação entre os atores da rede de proteção à infância e o aperfeiçoamento do fluxo de contato entre pontos focais das instituições, para acelerar o atendimento às vítimas e os processos investigativos. A união de esforços realizada pelos órgãos vai ao encontro da premissa de integração que orienta o planejamento e a execução de todas as atividades desenvolvidas pelas forças estaduais no âmbito do Programa RS Seguro, principal política pública para segurança e proteção social no Estado.
Conforme dados do Observatório Estadual da Segurança Pública, o número de ocorrências de abusos contra vítimas de 0 a 17 anos no RS, considerando os registros de exploração sexual infanto-juvenil, estupro e estupro de vulnerável, subiu 2% em 2021, na comparação com o ano anterior, de 3.249 casos para 3.305. A alta reforça a necessidade de ações para coibir este tipo de crime, bem como para resgatar vítimas que possam estar sofrendo abusos, além da conscientização dos gaúchos para denunciar às autoridades qualquer suspeita de exploração a crianças e jovens. A Secretaria de Segurança Pública mantém o Disque Denúncia 181 e o Denúncia Digital no site da pasta. Em ambos os casos, o anonimato é garantido.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266