80% dos acidentes com lesões registrados na Fronteira envolveram motociclistas

0
184

 

Acidentes envolvendo motociclistas estão sendo registrados praticamente todos os dias em Livramento. Segundo dados da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidades Urbana, neste ano, cerca de 80% dos acidentes registrados na cidade, com lesões, envolveram motociclistas. Os condutores deste tipo de veículos estão mais expostos do que condutores de carros, por exemplo. Devido a sua construção, a motocicleta não possui uma área de própria para batidas leves, como no caso dos carros e demais veículos, os para-choques. Até em uma autolesão, como são chamados os acidentes que acontecem sem a presença de uma outra pessoa envolvida, como uma queda ao solo, a chance de um motociclista ter uma lesão é consideravelmente maior.  O acidente mais recente aconteceu na quinta-feira (12), envolvendo uma motocicleta e um ônibus.

A equipe do Jornal Correio do Pampa falou com o Secretário de Trânsito Transporte e Mobilidade Urbana, Marcio Gularte, que deu dicas e orientações de segurança para que este índice de acidentes com lesionados seja reduzido consideravelmente: “Algumas dicas podem parecer óbvias, entretanto, é rotineiro verificar condutores não cumprindo com o Código de Trânsito Brasileiro. As dicas para o motociclista são de pilotar utilizando equipamentos de segurança. Capacete aprovado pelo Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente. Além disso, quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo”, pontua.

A atenção pode salvar vidas

“O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair. Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito. Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito, então redobre a sua atenção e reduza a velocidade ao se aproximar, principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos. Sinalize com antecedência sua manobra e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado; cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões. Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano; seja cordial e cuidado com os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos”, ressalta Gularte.

O Secretário finaliza orientando sobre questões adversas do tempo, o que pode potencializar o risco de acidentes, como chuva e cerração: “Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos; se estiver em rodovia ligue o pisca alerta. Está mais que provado que bebida e direção não combinam. Então, se beber não pilote, fique vivo no trânsito. É imprescindível manter uma distância segura dos veículos à frente (cerca de cinco metros) principalmente em avenidas e rodovias. Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal”, finaliza.

A manutenção do veículo também é um fator fundamental para a segurança. Verificar freios e demais componentes que se desgastam com o uso pode ser um auxílio para evitar acidentes e salvar vidas no trânsito.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266