Psiquiatra ressalta a importância de procurar ajuda profissional
Durante o mês de setembro, é realizada a campanha “Setembro Amarelo”, que busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo.
A reportagem do jornal Correio do Pampa conversou com o psiquiatra Dr. Cesar Fernandes sobre o assunto, confira:
CPAMPA: Qual a importância da campanha Setembro Amarelo?
Cesar: O Setembro Amarelo tem a importância de alertar sobre os transtornos da saúde mental que levam inúmeras pessoas, em todo o mundo, a tirarem sua vida.
CPAMPA: Como é possível prevenir o suicídio?
Cesar: Prevenir um ato tão extremo requer muito mais que ajuda, requer observação de mudanças de comportamento, tanto no ambiente familiar, como profissional e pessoal. Prevenir é oferecer e até mesmo impor ajuda àqueles que necessitam.
CPAMPA: Quais as principais causas de suicídio?
Cesar: Transtorno de humor, como depressão é o principal deles, história de abuso, perdas de qualquer natureza (emprego, relacionamento amoroso, etc.) também são causas mais prevalentes.
CPAMPA: Como identificar e ajudar pessoas que estejam pensando em suicídio?
Cesar: Identificar pensamentos de menos valia, pensamentos com conteúdo triste, isolamento social. Pensamento 75% das pessoas já tiveram, porém, a ideação suicida é diferente, ajudar uma pessoa com pensamento de morte requer ajuda profissional, a melhor maneira de ajudar é ofertar um profissional da área da saúde mental.
CPAMPA: Durante a pandemia, acredita que a campanha seja ainda mais importante?
Cesar: Sim, com a pandemia o isolamento social elevou consequências dos transtornos mentais, como depressão, pânico e ansiedade generalizada.
CPAMPA: Como conscientizar as pessoas da necessidade de acompanhamento psicológico?
Cesar: Essa conscientização requer investimento das esferas federais, estaduais e municipais para proporcionar acesso mais fácil e com pouco ou nenhuma restrição aos Caps (Centro de Apoio Psicossocial). Fazer campanhas de explanação dos transtornos de humor indicando que há tratamento e com o evitar o mal maior (suicídio).
CPAMPA: Quando procurar um psiquiatra?
Cesar: Procurar um psiquiatra é uma opção adequada para aqueles que necessitam equilibrar seu estado mental, com ou sem o uso de medicação. Tudo depende de caso a caso, porém, todos os transtornos de humor têm tratamento e o governo oferece nos Caps tanto psicólogos quanto psiquiatras para melhor conduzir aqueles que necessitam de ajuda.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266