A Prefeitura Municipal anunciou, esta semana, a fase 2 da vacinação contra a Covid-19. Esta fase de imunização contemplou idosos a partir de 85 anos em sistema de drive thru e equipes volantes dirigiram-se até as residências dos idosos acamados para que estes também fossem imunizados.
Acamados
A coordenadora de imunizações Raquel Gadret Levy informou que a Secretaria de Saúde já possui algumas listas de pacientes atendidos por unidades de saúde e que estão acamados. “Quem não é atendido por posto de saúde deve se cadastrar na Vigilância Sanitária das 8h às 11h para poder receber a vacina”, explicou.
Idosos
Com 1520 doses recebidas, a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação dos idosos com 85 anos entre quarta-feira e sábado e ampliará, esta semana, a imunização para os idosos a partir de 80 anos.
A vacinação iniciará às 13h de quarta-feira (17/02), se estendendo até as 18h. Na quinta e sexta-feira (18 e 19/02), a vacinação ocorre das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. Já no sábado, a imunização acontece das 8h às 12h.
A vacinação ocorre no sistema de drive thru em frente à Vigilância Sanitária – Rua Salgado Filho, 662, e os idosos devem apresentar os seguintes documentos: CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.
Até a tarde de sexta-feira, já haviam sido vacinadas mais de 800 pessoas, entre idosos e acamados.
“Sabemos que as pessoas estão ansiosas pela vacinação, temos uma grande população de idosos e a preocupação é que todos sejam imunizados rapidamente, mas pedimos a compreensão da população, estamos seguindo o protocolo estabelecido pelo governo do Estado para que a gente possa viabilizar essa vacinação da melhor maneira possível”, enfatizou a secretária municipal de saúde Caroline Gomes.
A secretária também esclareceu dúvidas da população quanto à vacinação dela ou de membros do Executivo. Embora tivesse direito como enfermeira, Caroline conta que abriu mão de tomar a vacina nesse momento, assim como os membros do Executivo que até então não foram imunizados.
Balanço
A vacinação iniciou dia 19, com a chegada de 804 doses de CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Essas 804 doses foram destinadas aos idosos das quatro instituições de longa permanência existentes no município – os quais foram 100% vacinados – bem como os profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e os quilombolas. Dia 25 de janeiro, o município recebeu 660 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca. As 660 doses foram destinadas aos funcionários dos hospitais, que foram 100% imunizados, e aos profissionais liberais com registro ativo.
Dia 1º de fevereiro, foram recebidas 240 doses para completar a vacinação de profissionais que ainda não haviam sido imunizados, além da segunda dose dos profissionais e idosos que tomaram a vacina dia 19. Ao total, Livramento recebeu 2508 doses.
Alegria e emoção marcaram presença durante a vacinação
Apesar de, em alguns momentos, as filas de espera serem longas na Vigilância Sanitária, os idosos e seus parentes esperaram por esse momento com alegria.
Emocionada, Gisele Fuentes levou seu pai, Almir Fuentes, para se vacinar na quinta-feira (11). “É um alívio, é uma doença muito grave, que está matando muita gente no mundo e poder dar uma proteção a ele é como se tirasse um peso das costas”, declarou.
“Estou alegre e contente por estar vacinado”, comemorou Almir, de 86 anos de idade.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266