Possíveis nomes começam a despontar no cenário eleitoral santanense

0
339

Parece que a corrida eleitoral já começou, pelo menos nos bastidores santanenses, onde nomes já circulam entre as possíveis opções de voto para o pleito de 2022, quando os brasileiros irão às urnas para eleger Presidente, Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal.

Entre os prováveis candidatos, surgem nomes conhecidos na cidade, alguns já ocupando cargos eletivos, outros, tentando alavancar seus nomes no cenário político, porém todos com o objetivo de conquistar uma vaga na Assembleia Gaúcha ou Federal e ser, conforme a vontade da população, o representante santanense lá fora.

Desde a época do ex-prefeito Glênio Lemos, Sant’Ana do Livramento não elege um deputado estadual que conheça e represente os anseios da comunidade na esfera estadual ou federal. Em todos os pleitos que já ocorreram, candidatos de fora são os escolhidos pelos santanenses como seus representantes, e não é por falta de candidatos locais, já que a cada pleito, surgem muitas possibilidades de escolhas.

Este ano não será diferente, resta saber se os possíveis nomes que vem surgindo agradarão o eleitor santanense.

 

Os possíveis candidatos

A reportagem do Correio do Pampa apurou alguns nomes que já circulam como possíveis candidatos.

Almejando o cargo de deputado estadual, estão como pré-candidatos o advogado Rafael Pintos, vereador Duda Amaral, Jadir Tavares, Carla Saraiva, do ex-vereador Ulberto Navarro (Garrão), vereador Romário Paz e vereador Leandro Ferreira.

Para deputado federal, os nomes cotados até o momento como pré-candidatos ao pleito são o vereador Rafael de Castro, vereador Jovani Romarinho, o músico Juliano Moreno, Melina Lemos e Sérgio Pires.

Cotado como pré-candidato, o vereador Felipe Torres informou que não irá disputar o pleito este ano, o mesmo acontece com Julio Doze, cotado por muitas pessoas como possível pré-candidato, Doze comunicou que essa semana retirou a candidatura. “Eu era pré-candidato a deputado pelo Partido Republicanos, porém desisti da disputa, me aposentei”, disse Doze.

Ao contrário do que vinha sendo comentado nos bastidores da política santanense, sobre a possível pré-candidatura do ex-prefeito Solimar Charopen a deputado estadual, o PDT, através do presidente vereador Cleber Custódio, informou, em nota, que “tanto a Executiva Municipal quanto a Executiva Estadual do Partido Democrático Trabalhista, ainda não indicaram um de nossos filiados no Município para concorrer ao cargo de Deputado Estadual ou Deputado Federal para as eleições do ano de 2022”.

 

O pleito de 2022

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, as eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, e, caso haja eventual segundo turno, o mesmo será realizado no dia 30 de outubro. Entre o período de 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos à presidência da República e aos governos de Estado, bem como aos cargos de deputado federal, estadual e distrital. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266