“Objetivo é modernizar os processos internos”, afirma secretário de Administração

0
670

Matheus Medina é graduando em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa – Unipampa e nos últimos quatro anos foi assessor parlamentar do então vereador Evandro Gutebier. Com a eleição da prefeita Ana Tarouco, Medina foi contemplado com a missão de comandar a Secretaria Municipal de Administração, que segundo ele é uma intermediadora.

“Ela é uma atividade meio. A gente recebe todas as demandas que chegam à Prefeitura de Sant’Ana do Livramento e daqui sai para as outras secretarias. É bem administrativo mesmo. O setor de pessoal, a folha de pagamentos, são departamentos dentro da secretaria. Aqui se dá basicamente a administração de toda a prefeitura”, explica Medina. Além disso, é a secretaria que ele comanda que se encarrega de administrar o Palácio Moysés Vianna. Ele também carrega a responsabilidade de assinar com a prefeita Ana Tarouco todos os atos administrativos do Poder Executivo e as leis submetidas a sanção.

Questionado sobre como foi o período de transição com o Governo Ico em relação a sua secretaria, Medina disse que não houve dificuldades. “Logo que começou a transição, eu já vim para cá, para ter conhecimento de todos os processos que tramitavam pela secretaria. E foi uma transição bastante tranquila, eu tive acesso a todos os documentos que estavam na mesa”, explica.

Mesmo assim, o secretário revela que quando assumiu acabou se deparando com processos atrasados e sobre os quais ele não tinha sido informado. “Eu me deparei com alguns processos atrasados, então a gente teve que correr e dar celeridade para que não ficassem parados aqui na secretaria”, comenta. Ele ainda explica que eram basicamente processos administrativos, outros estavam trancados sem parecer da procuradoria municipal. “Lá eles não deram parecer, deixaram o parecer para a nova gestão, então teve que assumir o novo procurador, dar o parecer e aí, sim, retornar o processo para a Secretaria de Administração”, indicou. Apesar disso, Medina afirma que tudo foi resolvido.

 

O primeiro mês

Questionado sobre como têm sido essas primeiras semanas de gestão, o secretário Medina afirmou que foram momentos de organização. “Nós estamos, agora, fazendo uma minirreforma administrativa, conforme a prefeita já tinha anunciado”, comenta. Algumas das mudanças que estão incluídas nisso dizem respeito às secretarias que serão agrupadas, como por exemplo a Secretaria de Educação e a de Cultura, que passarão a ser uma só, e a Secretaria de Planejamento, a de Habitação e a do Desenvolvimento Econômico, que também se tornarão uma estrutura só.

“Então esse projeto está sendo construído aqui para ser encaminhado à Câmara de Vereadores. A gente vai aproveitar a ocasião para organizar algumas outras questões que os secretários haviam me pedido”, comenta Medina. Ainda sobre a minirreforma administrativa, ele indicou que o projeto deve ser encaminhado ao Poder Legislativo ainda em fevereiro e haverá enxugamento de cargos de confiança.

 

Objetivos

Em relação às suas expectativas para os próximos quatro anos, o secretário Matheus Medina apontou principalmente para a melhoria das rotinas de gestão, como a questão da gestão horizontal, onde todos os setores possam dialogar muito. “Outra questão é: as coisas por aqui passam muito por papel e a gente quer implantar sistemas em que se possa ter uma comunicação intersetorial mais digital, mais fluida, que não fiquem os processos em todos os setores demorando”, explicou o secretário, que ainda indicou a vontade de diminuir o tempo de tramitação dos processos.

“A prefeita fala muito sobre o ‘sempre foi assim’, então mudar isso (essa cultura de funcionamento) vai ser de forma tranquila, gradual, vamos começar pelo setor de patrimônio, colocar tudo no sistema, e a partir daí começar a implantar outros módulos do sistema. Claro, é algo de médio e longo prazo, mas eu tenho a esperança e quase a certeza de que daqui a quatro anos a gente vai ter processos mais digital e mais fluídos”, destacou. Ele ainda disse que também é um objetivo digitalizar os processos antigos e a história de Sant’Ana do Livramento.

Outra meta do secretário de Administração é mapear a gestão de todo o Governo Municipal. “A gente vai começar um trabalho de mapeamento de todas as ações que são feitas na prefeitura, já com seus fluxogramas. Então aquele papel chega no setor tal, vai para tal outro. Um raio X da administração para ter uma visão mais geral”, conclui Medina.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266